A GVT está ampliando a linha de serviços de internet para pequenas e médias empresas com o lançamento em 65 cidades das regiões em que opera do MeuNegocio.com, serviço que envolve o registro e gerenciamento de domínios brasileiros (com.br) na internet, hospedagem de sites e serviços de e-mail.
Com o lançamento, as soluções para pequenas e médias empresas conhecidas por Economix e Economix Flex, que reúnem franquias de voz compartilhadas por várias linhas e diferentes velocidades de banda larga, agora podem ser associadas aos novos serviços de internet.
Para oferecer o MeuNegocio.com, a operadora montou um data center dedicado que fica na sua sede, em Curitiba, e é responsável pela hospedagem e gerenciamento dos dados dos clientes. Ao contratar o serviço, o cliente que possui equipamentos e softwares próprios pode dispensar essa infra-estrutura e passar a responsabilidade para a GVT, que possui um ambiente seguro e de alta disponibilidade.
O projeto envolveu diferentes áreas da empresa e tem como principal objetivo aumentar a cadeia de valor da oferta na qual os serviços de internet são associados às aplicações de voz e de banda larga. ?A proposta é dar conveniência ao cliente que passa a ter um único fornecedor atendendo a diferentes necessidades e, ao mesmo tempo, aumentar sua fidelidade e sua conta média com a empresa?, afirma o gerente de marketing de produtos da GVT, Ricardo Sanfelice.
Inicialmente, a operadora vai concentrar o foco nos clientes que já estão na sua base, formada por 85 mil negócios de diferentes segmentos. Para os novos clientes, as ofertas passam a ser apresentadas com o MeuNegocio.com.
Segundo a GVT, o serviço pode ser montado de acordo com a necessidade do cliente, que escolhe o número de contas de e-mail, capacidade de hospedagem de site e quantidade de domínios. Para facilitar a escolha, a operadora criou quatro pacotes pré-formatados ? dois somente com contas de e-mail e dois que integram serviços de e-mail e hospedagem de site. O valor inicial, só para e-mails, por exemplo, é de R$ 12,50. Caso o cliente contrate mais o serviço de hospedagem de site, ele tem desconto de 50% na mensalidade.
Além da hospedagem de dados em ambiente seguro e de alta disponibilidade, a própria GVT arca com os custos do domínio principal e com sua renovação anual junto à entidade administradora, o Registro.br (antiga Fapesp). Para os domínios adicionais, é cobrada a taxa de R$ 30, porém também é a equipe da GVT que se responsabiliza pela renovação.
De acordo com a operadora, desde o momento que o cliente solicita o MeuNegócio.com, haverá um atendimento especializado para apoiá-lo em todo o processo de ativação e administração do serviço, que acontece pelo portal GVT ou através do atendimento telefônico no 103 25. Pelo portal GVT, o cliente pode consultar os domínios disponíveis, fazer o cadastro, escolher o plano e acompanhar a utilização do serviço. A partir de um painel de controle na tela de seu computador, ele consegue averiguar o volume de transferências realizadas a partir de seu site, o tráfego de e-mails gerado e as especificações de seu plano, podendo modificá-las sempre que houver necessidade.
?Vamos começar com a oferta de serviços básicos de internet, mas temos planos de criar novas aplicações?, afirma Sanfelice. Para as novas fases do serviço estão sendo estudadas aplicações relacionadas à construção de sites, disco virtual, backup de dados e segurança.
Atualmente, 50% das empresas brasileiras possuem site na internet e 96% delas utiliza e-mails, mesmo que via internet discada e mediante provedores gratuitos. O MeuNegócio.com está disponível nas áreas onde a GVT atua com foco no mercado de varejo, no Sul, Centro-Oeste e parte do Norte do país. O serviço entrou no portal da GVT nesta sexta-feira para consulta e estará disponível comercialmente a partir do dia 10 de agosto.