Para analistas, compra de operadoras favorece Portugal Telecom

0

A aquisição da Telemig e da Amazônia Celular, por R$ 1,2 bilhão, pela Vivo, anunciada na quinta-feira (2/8), foi considerada por analistas financeiros como um importante passo para a operadora e seus controladores, a Portugal Telecom e a Telefônica.

O Banco Português de Investimento (BPI), instituição em que o Itaú tem participação, destaca, em nota divulgada nesta sexta-feira (3/8), que a aquisição foi um bom negócio ?em termos de valor e estratégia?. A instituição destaca que Minas Gerais representa 10% do crescimento econômico brasileiro, o que permitirá à Vivo ?reforçar a sua posição de mercado e evitar que outros o façam à sua custa?.

O BPI considera o valor do negócio positivo, uma vez que a Vivo vai pagar 7,3 vezes o valor da empresa face ao Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) para 2007, que desce para 6,7 vezes nas estimativas para 2008. O BPI recorda que a Vivo representa 21% da sua avaliação da soma das partes para as ações, e 16% para o valor da empresa.

A corretora Lisbon Brokers afirma que ?o negócio foi feito a um ótimo preço? e defende que ?é um importante passo à frente para que a Vivo continue a assegurar a liderança do mercado de telecomunicações móveis no Brasil?.

O Dresdner Bank vai na mesma linha, ao dizer que o valor pago pelas duas operadoras "parece razoável". O banco de investimento alemão recomenda a compra de ações da Portugal Telecom, e diz que elas estão atrativas.

O Dresdner prevê elevada remuneração aos acionistas da operadora portuguesa com a provável venda da Vivo. Se o encaixe for superior a 3 bilhões de euros, o banco alemão acha que a Portugal Telecom irá usá-lo para fazer aquisições no mercado português (comprando a Sonaecom) ou ativos no Brasil (Telemar e Brasil Telecom). A recuperação da TMN também deverá suportar a geração de caixa.

"Este é um negócio largamente esperado pelo mercado e que nos parece positivo dada a importância do estado de Minas Gerais, o qual é muito integrado economicamente com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e dadas as sinergias que deverão ser possíveis com a integração operacional e fiscal da Telemig Celular e Amazônia Celular à Vivo", avalia os analistas do Millennium bcp investimento.

A Bear Stearns considera que as duas operadoras "tem um forte sentido estratégico, dada a quota de mercado de 31% da Telemig numa grande região onde a Vivo não está presente". Por outro lado, a Telemig deverá também contribuir para a recuperação das margens da Vivo.

A Caixa BI também considerou a operação um ?desenvolvimento bastante positivo para a Vivo?, destacando que ocorre no momento de ?profundas reorganizações estratégicas dos diversos operadores de telecomunicações no Brasil?.

O anúncio da compra foi feito no mesmo dia em que a Telemig Celular anunciou um lucro de R$ 47,7 milhões no segundo trimestre do ano, um aumento de 158% em relação ao mesmo período de 2006.

Para a Portugal Telecom, o anúncio da aquisição, no entanto, não foi o suficiente para evitar a queda de suas ações na Bolsa de Portugal, nesta sexta-feira. As ações caíram 0,49%, para os 10,13 euros, e foram afetadas também pela multa de 38 milhões de euros aplicada à operadora na quinta-feira (2/8), depois do encerramento do pregão, pela Autoridade da Concorrência, por abuso de posição dominante.

Com informações da Agência Lusa e Jornal de Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.