TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Projeto de inclusão digital capacita cidadãos para a economia solidária

Postado em: 03/08/2007, às 18:39 por Redação

O Casa Brasil, projeto de inclusão digital do governo federal coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senae) do Ministério do Trabalho, iniciou nesta sexta-feira (3/8) os cursos de formação em economia solidária para os bolsistas e coordenadores das unidades do projeto em todo o país. O objetivo dos cursos é capacitar essas pessoas para que possam colaborar com o desenvolvimento das comunidades nos municípios onde há unidades do Casa Brasil.

Ao todo, serão cinco encontros em cada uma das regiões, com seis módulos que abordarão temas como as relações sociais de produção capitalista, estratégias de organização econômica e desenvolvimento local sustentável, entre outros. As primeiras aulas acontecem em Brasília entre os dias 3 e 7 de agosto.

Os cursos incluem um encontro presencial, aulas a distância, um conjunto de oficinas e a comunidade prática, que é uma comunidade virtual na qual as pessoas se encontram para discutir, trocar experiências, fazer relatos do que aconteceu, das dificuldades, enfim, todo tipo de prática relacionada à economia solidária, conforme explica Ana Cristina Moreira, coordenadora de capacitação do Casa Brasil.

Segundo ela, as pessoas que participarem do programa de formação devem voltar para suas comunidades e multiplicar os conhecimentos adquiridos. ?A gente está tentando fazer assim: formação, discussão e oferecer ferramentas para que as pessoas se organizem?. O trabalho nas unidades, após a capacitação, vai ser feito por meio de um ?plano de intervenção na realidade? que inclui, entre outras coisas, o diagnóstico da comunidade no que diz respeito a iniciativas de economia solidária existentes. ?Esse plano inclui formação de grupos de trabalho, planejamento de formações, oficinas, cursos, lá nas unidades?, diz Ana Cristina.

A coordenadora acrescenta que, apesar de o Casa Brasil ser um projeto de inclusão digital do governo federal, os seus objetivos se cruzam com os da economia solidária. ?A economia solidária se baseia em práticas solidárias de produção, comercialização e distribuição de produtos, mas são práticas que além de valorizar a rede social que está envolvida em alguma iniciativa de economia solidária, valorizam, por exemplo, o consumo sustentável de recursos naturais, a preservação do meio ambiente, questões de diversidade, de gênero e todos esses fatores estão detalhados como objetivos do projeto Casa Brasil também?.

Vão participar da formação bolsistas do Casa Brasil, pessoas da comunidade e agentes da Secretaria de Economia Solidária. O primeiro encontro presencial começa nesta sexta-feira, em Brasília, e vai até terça-feira (7/8). Os próximos encontros serão no Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Manaus (AM) e Curitiba (PR).

Com informações da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top