A coluna vertebral da internet

0

De alguma forma existe uma crença, entre os usuários de internet, de que a rede funciona magicamente por meio de mecanismos simples e que está ali disponível apenas para ligar um dispositivo. Supõe-se, então, que alguns cliques são suficientes para acessar a informação solicitada, sem que se pergunte de onde ela vem.

No entanto, para que a internet possa existir uma grande infraestrutura é necessária. Nela, uma conexão de fibra óptica interoceânica, instalada no fundo do mar, se faz importante e é destinada principalmente aos serviços de telecomunicações. Se compararmos a internet a um corpo humano, esse cabo submarino seria a coluna vertebral do sistema.

Quais são os antecedentes do que vivenciamos hoje a partir da hiperconectividade? Em meados do século XIX uma rede de cabos submarina foi instalada para permitir a comunicação entre os continentes. No começo, apareceu o telégrafo. Em seguida, os avanços tecnológicos permitiram a chegada do telefone e, depois, do que conhecemos como a rede das redes: a internet. Esta rede de fibra óptica, anteriormente composta por cabos de cobre, tornou-se um elemento fundamental da nossa civilização por onde transita a maior parte da informação que geramos.

O cabo submarino que conecta a América Latina ao mundo chegou ao nosso continente em novembro de 1994. No total são mais de 53 mil quilômetros de comprimento, onde circulam 12 terabytes de dados de toda a América Latina, de acordo com o relatório Regional Analysis: Latin America, da Telegeography.

Nos vinte anos de existência do cabo em nosso continente, a quantidade de dados transmitidos cresceu centenas de vezes. Este crescimento ocorre em escala global, o que obriga os provedores de serviços internacionais de internet a aumentar de forma contínua a capacidade de transporte destas redes. No caso dos cabos submarinos, e tendo em conta o desenvolvimento da tecnologia que permitiu fazer uso dos espectros de forma mais eficiente, o aumento da largura de banda se realiza com a colocação de equipamentos, em suas extremidades que tenham mais capacidade de transporte. Na linguagem técnica, isso significa acrescentar mais comprimento de onda (ou cores) à fibra. Ou seja, adicionar pistas na rodovia. Estas expansões têm acontecido anualmente, com base na contínua demanda dos mercados.

A atividade de expansão requer um planejamento adequado da largura de banda necessária, a definição dos países que a solicitam e a seleção dos provedores que sejam mais adequados por sua tecnologia e preço. Pela complexidade da tarefa, estes projetos exigem meses de planejamento antecipado e devem ser executados no tempo certo e de forma correta.

Muitas vezes, a crença leva as pessoas a considerarem os satélites como a forma de transmissão do futuro, mas isto não está certo. Ambas as tecnologias são complementares; os satélites são importantes para a transmissão de televisão e internet e muito úteis nas comunidades rurais e áreas remotas, mas sua capacidade é limitada e, além disso, são muito caros. Por isso, o cabo ainda tem as vantagens comparativas de um custo significativamente menor e uma capacidade de transporte de dados muito melhor, que nos permite desfrutar de uma internet que, 20 anos atrás, pareceria impossível.

*Ernesto Curci é vice-presidente de Serviços e Gerenciamento de Rede da Level 3 Communications América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.