Intel vai investir US$ 50 milhões em pesquisa dedicada à computação quântica

0

A Intel anunciou nesta quinta-feira, 3, que firmou uma parceria de dez anos com o QuTech, instituto de pesquisa quântica da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, e a TNO (Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada), para acelerar as pesquisas na área de computação quântica. Para tal, a companhia vai investir US$ 50 milhões e irá fornecer recursos de engenharia, bem como suporte técnico.

Em um comunicado, a Intel afirma que seu objetivo com a parceria é expandir os conhecimentos da universidade em física e seus esforços em pesquisas em computação quântica, contribuindo com sua expertise de fabricação em eletrônica avançada.

A computação quântica, que visa resolver problemas complexos e praticamente intransponíveis, incluindo a análise financeira em grande escala e até o desenvolvimento de drogas mais eficazes, é uma área de pesquisa que a Intel tem explorado devido ao seu potencial para aumentar as capacidades de computadores de alto desempenho no futuro.

"Um computador quântico em pleno funcionamento está há pelo menos 12 anos de distância, mas os esforços de investigação práticos e teóricos que estamos anunciando hoje estabelecem um marco importante no caminho para trazê-lo mais perto da realidade", declarou Mike Mayberry, vice-presidente da Intel e diretor do Intel Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.