Principais tendências para os apps empresariais

0

Mobilidade para os funcionários de uma empresa é uma alta prioridade para CIOs que queiram se atualizar tecnologicamente e continuar competitivos. Aplicativos móveis estão mudando a maneira com que empregadores, parceiros e clientes se comunicam, compartilham conteúdo e colaboram. Estas são seis tendências que estão influenciando como os aplicativos móveis serão desenvolvidos e utilizados no futuro.

  1. Sensores e Comunicações M2M

Novas redes de sensores estão sendo alavancadas por aplicações móveis possibilitando processos especificamente baseados em localização e insights jamais antes imaginados. Dados relevantes em tempo real acelerarão a tomada de decisões nos negócios, simplificarão as cadeias de abastecimento, melhorarão as análises do consumidor e irão comprimir o time to market.

  1. Nova Geração de Interatividade

Com a criação de notificações contextuais proativas, reconhecimento de padrões e a melhora nas tecnologias de reconhecimento de voz, as interfaces estão evoluindo de designs "point and click" passivos para interações mais dinâmicas e contextualizadas. Melhor controle de voz, alertas vibratórios, detecção de movimento e orientação e interação com outros dispositivos wearable estão tornando a tela uma parte menos significativa de como interagimos com os aplicativos móveis. Aplicações contextualizadas usarão sensores e serviços web para antecipar as necessidades do usuário e possibilitar interações mais relevantes de toque ou de voz de acordo com o momento e com a ocasião adequados.

  1. Melhoria de Desempenho

Aplicativos de consumo em massa colocam uma enorme pressão na escalabilidade dos servidores de aplicações móveis. Falhas nas redes de comunicação geram a necessidade de recursos offline. Sistemas backend precisam suportar a computação em memória para atingir a elasticidade de escala necessária ao mesmo tempo em que oferecem abordagens de sincronização que permitem modos de utilização offline. Enquanto mais e mais empresas encontrarem soluções que suportam abordagem offline e em memória, aplicações com desempenho mais robusto serão o padrão.

  1. Foco no valor

Enquanto a mobilidade empresarial se torna popular em 2015, as companhias querem que seu dinheiro investido em soluções móveis dê o retorno desejado. Uma das melhores maneiras de controlar custos é adotando tecnologias que ofereçam flexibilidade e consigam entregar soluções mais adequadas para cada necessidade de desenvolvimento. Plataformas que suportam desenvolvimento nativo, híbrido e HTML5 permitem que o desenvolvedor escolha o método mais apropriado para cada situação.

Usuários costumam perceber maior valor em aplicações nativas, mas considerações time to market e cobertura de diferentes dispositivos acabam apontando para o uso do HTML5. Escolher uma abordagem que tenha o melhor dos dois mundos conseguirá entregar o valor esperado pelos usuários e também controlará os custos em ambientes complexos.

  1. Atenção à qualidade dos dados

Muita atenção é dada para os dispositivos, para as interfaces e para a lógica de negócios que muitas vezes a qualidade dos dados fica em segundo plano. Vemos um aumento de prioridade para a qualidade desses dados e esforços de deduplicação por parte dos departamentos de TI em 2015. Sinceramente, muitos novos aplicativos móveis empresariais criaram problemas de duplicação no passado. 2015 será o ano para limpar as operações incorporando esforços backend de deduplicação utilizando algoritmos avançados de correspondência. Empresas empregarão soluções de qualidade de dados como plataformas de integração para encontrar e eliminar informações duplicadas em diversas fontes e registros para permitir que os usuários trabalhem de maneira mais efetiva.

  1. Integração backend end-to-end

Uma melhor mobilidade nas empresas torna necessário que as aplicações de negócios estejam verdadeiramente integradas com sistemas backend possibilitando uma integração de processos end-to-end. Isto requer soluções de integração de negócios que ofereçam conectores pré-construídos com processos automatizados e uma metodologia que seja independente da plataforma para diminuir a necessidade de ajustes futuros na interoperabilidade com a nuvem, com dispositivos móveis e qualquer outra tecnologia empresarial que possa surgir. Ao desenhar e desenvolver soluções de integração, empresas precisam ser ágeis e flexíveis para se adaptarem a mudanças de necessidades nos negócios sem esbarrarem em programação complexa, cara e que demandem muitos recursos.

Aplicações de mobilidade nas empresas são o coração de iniciativas de transformação empresarial. Precisa-se continuar investindo em infraestrutura de desenvolvimento de novos aplicativos móveis para aumentar a competitividade para encarar mudanças radicais e amplas na tecnologia e nos negócios. Entender estas tendências pode lhe ajudar a fazer suas próprias decisões de infraestrutura de maneira mais consciente com um olho no futuro da mobilidade empresarial.

*Stephan Romeder é diretor geral da Magic Software Europe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.