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Ramper pretende fechar 2018 com mil clientes da solução de prospecção de clientes

Postado em: 03/09/2018, às 17:33 por Redação

Quando os empreendedores Ricardo Corrêa e Henrique Machado decidiram ampliar o número de clientes de sua consultoria de marketing B2B na qual atuavam por 5 anos, constaram que a prospecção tradicional não surtiria os efeitos desejados.

Por isso, eles criaram um sistema para uso próprio, que consistia em descobrir o contato de potenciais clientes nas redes sociais corporativas e enviar e-mails até conseguir uma reunião para fechar negócios. A técnica, apesar de arcaica, se demonstrou mais efetiva, mas ainda assim exigia uma grande equipe e tempo para ampliar os resultados.

A solução foi automatizar o processo de prospecção, o que deu origem ao Ramper e pouco tempo depois virou o negócio principal da dupla. Ao final do primeiro ano de operações, em 2017, a ferramenta já era usada por mais de 100 empresas de diversos segmentos e tamanhos, e hoje somam mais de 700, incluindo nome relevantes como Totvs, Oi, Spread, entre outros, além de fintechs e startups.

Essa rápida expansão foi alavancada por um aporte de R$ 1 milhão recebido do fundo Smart Money Ventures, em rodada liderada por Fábio Póvoa, cofundador da Movile. Isso possibilitou a expansão e treinamento da equipe comercial e, principalmente, a de tecnologia, formada por uma variedade de especialistas em ciência de dados, desenvolvimento de plugins e ferramentas de alta performance. Agora a startup projeta atingir o milésimo cliente até o fim de 2018 e aumentar o faturamento em 800% em relação ao ano passado.

Como funciona

Uma pesquisa feita com 200 empresas B2B apontou que 60% do tempo dos vendedores é gasto com atividades de baixo valor, como a busca por contatos, ligações frias e envio de e-mails de apresentação. Para resolver esse problema, o Ramper funciona captando o e-mail corporativo de clientes potenciais através de sites, redes sociais e bases de dados conectadas, e organiza esse mailing selecionado dentro de uma plataforma que possibilita a comunicação direta entre quem está vendendo e quem toma a decisão de compra dentro das empresas.

"No entanto, ele não é uma ferramenta de inbound marketing", esclarece Ricardo Corrêa, um dos fundadores, acrescentando que software oferecido no modelo de serviços (SaaS) também auxilia na organização do funil de vendas integrando as novas oportunidades de negócios nas principais ferramentas de CRM do mercado através de APIs. Ele está disponível na plataforma Mongo DB e no data center da AWS, o que oferece abrangência de mercado e escalabilidade ao produto.

"Estamos crescendo em um mercado repleto de oportunidades, mas competitivo. Reforçar a nossa cultura e nossas estratégias unindo a experiência que temos com o mercado nacional e com o conhecimento de pessoas que dominaram mercados globais vai nos ajudar a expandir e consolidar a liderança do segmento", enfatiza Corrêa, CEO e co-fundador da Ramper.

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