TV Móvel começa a operar comercialmente em 2006

0

Em 2006 vão começar operar as primeiras estações de TV Digital Móvel, usando a tecnologia DVBT, na banda de 470 a 890 Mhz. A informação é do diretor de Estratégias Multimídia da Nokia, Juha Liprainem, no evento ITU Americas Telecom, acrescentando que já foi realizada uma experiência piloto na cidade de Helsinque com tranmissão de 20 canais, pelos quais os usuários pagam US 6,00.

?Cerca de 40% dos assinantes manifestaram o interese em continuar quando o serviço entrar em operação comercialmente. Isso é muito promissor?, acrescentou.

Existem mais de 15 pilotos globais de TV Digital Móvel, como na África do Sul, Taiwan, Coréia, Malasia, Suécia, Inglaterra e França (Canal +).

Os dispositivos multimídia para TV móvel já são oferecidos desde 2003 pela Nokia. O primeiro foi o 7700, em 2005 o 7710 e no próximo ano será o terminal Série 60. Segundo Liprainem, a melhor largura de banda fica entre o baixo e o médio UHF, com os quais podem ser transmitidos 52 canais para o dispositivo móvel.

No entanto, o diretor da Nokia informa que em alguns países o modelo de negócios está em definição. Existe a proposta que entidade reguladora do spectro seja a coordenadora, e estabeleça a concessão de canal para as empresas de mídia, operadoras de broadcast ou de telefonia celular. Esse assuntos ainda estão em discusão no IPDC Fórum.

A Nokia tem como proposta para que seja otimizada as redes celulares hoje existentes, a adoção da interface Mobile TV Solution, que exige menos investimento de infra-estrutura. ?Com um custo de US$ 50 milhões, uma operadora poderia atender um milhão de pessoas. Isso vai depender da Geografia do país. Nossa estimativa é que 2010 haja 50 milhões de dispositivos com capacidade de ver TV?, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.