Telefónica eleva participação no capital da Portugal Telecom

0

A espanhola Telefónica, que tinha 9,96% do capital da Portugal Telecom e já era a maior acionista, passou a deter 10,96% dos direitos de voto na companhia, revelou nesta quarta-feira (3/10) o grupo português em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa.

O segundo maior acionista da Portugal Telecom é o fundo Brandes Investments Partners, com quase 9%, seguido pelo português grupo Espírito Santo (cerca de 8%). Grande parte do capital da operadora está diluído na bolsa de valores portuguesa.

Em março passado, o presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, havia defendido a separação da Portugal Telecom e a Telefônica no Brasil, depois de a operadora espanhola ter votado ao lado da Sonaecom na assembléia geral de acionistas da PT, que rejeitou alterar o estatuto da companhia em relação ao limite de capital que um investidor pode ter, condição que daria prosseguimento à oferta pública de aquisição apresentada pela Sonaecom.

O governo português também detém ações na Portugal Telecom e conta ainda com o chamado "golden share", que dá ao governo alguns direitos especiais na companhia.

No final de setembro, o banco americano Morgan Stanley também aumentou sua participação na Portugal Telecom para 2%. O banco comprou 8 milhões de ações ordinárias da PT.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.