Aberta a consulta sobre padrões para os sistemas do governo

0

Está aberta a consulta pública promovida pelo Ministério do Planejamento sobre os padrões de intercâmbio para os sistemas do governo federal, conhecida como e-Ping. Os interessados têm trinta dias para enviar suas contribuições. A e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das tecnologias da informação e comunicações (TICs) e promover a interação entre os sistemas das três esferas de governo com a sociedade.

Propostas de melhoria técnica para a versão 2012 do documento de referência da e-Ping já podem ser enviadas à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O secretário da SLTI, Delfino Souza, espera que a nova versão da e-Ping melhore a comunicação entre os sistemas do governo. “A expectativa para 2012 é promover a e-Ping de maneira mais efetiva, de maneira que a comunicação entre os sistemas de informação do governo federal seja de fato mais fluída”, disse. Para ele, os padrões de interoperabilidade melhoram a interação entre as instituições e, por conseguinte, aperfeiçoam a prestação de serviços à sociedade.

A evolução da informática e a criação de novos protocolos de comunicação exigem uma atualização anual da e-Ping. Esta é a opinião do diretor de integração e sistemas de informação da SLTI, Corinto Meffe. O diretor também defende a participação da população na consulta pública. “Como a tecnologia evolui demais, nós também criamos padrões novos. E a nossa intenção é que a sociedade participe do momento de instituição do padrão 2012 da e-Ping”, explica Meffe.

Com a utilização da e-Ping, diferentes sistemas trocam informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas, o que melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos. Na prática, a aplicabilidade dos padrões pode ser encontrada na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel pelo eletrônico, e na certificação digital.

A e-Ping foi instituída pela Portaria SLTI/MP 5/2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade do seu uso nos órgãos federais. Levantamento realizado em 2011, com o objetivo de dimensionar o uso da e-Ping nos órgãos que integram o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) revelou um dado preocupante: dos 100 órgãos que responderam à pesquisa, apenas 17 disseram possuir soluções de tecnologia da informação com este padrão, 45 afirmaram usar parcialmente e 38 não utilização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.