Oracle anuncia servidor Sparc e 'appliance in-memory' para disputar com SAP e IBM

0

Quase seis meses depois de adquirir a Sun Microsystems, por US$ 7,4 bilhões, a Oracle exibiu a nova versão do servidor de processamento paralelo Sparc Solaris. O lançamento foi feito neste domingo, 2, por Larry Ellison, executivo-chefe (CEO) da Oracle, na abertura do Oracle Open World 2011, conferência anual de tecnologia e usuários da empresa. O novo equipamento marca a entrada oficial da fabricante de software no mercado de hardware, concorrendo com fornecedores tradicionais como Dell e HP. Durante a apresentação, Ellison informou que o produto terá 1 terabyte de memória DRAM, CPU de 40 núcleos e será fornecido com quatro processadores multicore Intel Xeon. Segundo ele, o equipamento é capaz de transferir 20 gigabytes de dados por segundo.

Além da computação paralela, o executivo também aproveitou boa parte de sua apresentação para promover o Exalytics, sistema que combina hardware e software "para produzir análise de dados com a velocidade do pensamento", ainda de acordo com o executivo. O Exalytics é uma resposta à tecnologia in-memory da SAP, a High-Performance Analytic Appliance (Hana), um recurso em memória de fonte de dados flexível que combina os componentes de software da SAP customizados de acordo com os produtos de hardware fornecidos e entregues pelos principais parceiros da empresa. Além disso, o produto surge com o intuito de fazer frente também a soluções de business intelligence como o QlikView QlikTech e Tibco Spotfire.

O Exalytics pode ser integrado a qualquer servidor que execute um banco de dados Oracle. Mas Ellison ressaltou as virtudes do appliance com o banco de dados Exadata, adquirido no ano passado da Exalogic, que permitiu a entrada da empresa no mundo da computação na nuvem. Segundo o executivo, já foram instaladas mil máquinas de banco de dados Exadata. Nesse segmento, a Oracle trava uma disputa acirrada com IBM e SAP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.