Governo divulga o "Computador Para Todos"

0

E uma solenidade marcada para hoje, 3/11, na sede do Serpro, em Brasília, o grupo coordenador do projeto Cidadão Conectado ? Computador para Todos, fará a apresentação de como o mesmo será desenvolvido.

No evento estarão presentes o coordenador geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Miguel Teixeira, o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, e o diretor do Serpro, Sérgio Rosa.

Ele será transmitido para todo o Brasil por meio de videoconferência para um grupo de fabricantes e varejistas, que trabalharão com o projeto, além de parlamentares e associações de informática como a Assesspro, Fenainfo, Softex e Abes, entre outras.

O objetivo do programa Cidadão Conectado é promover a inclusão digital por meio da venda de computadores de qualidade em condições facilitadas de preço e financiamento. Com a aprovação da chamada "nova MP do Bem", a Medida Provisória 255 de 2005, a produção destes computadores terá desconto de 9,25% referente a PIS e Cofins.

O programa definiu um conjunto de funções que o produto deve desempenhar, com um limite mínimo de configuração, e um limite máximo de preço de R$ 1,4 mil, que poderá ser dividido em parcelas de R$ 60. Para o financiamento, os bancos federais estabeleceram linhas de créditos específicas.

A idéia é que o computador já saia da loja completo e pronto para ser usado, com hardware, sistema operacional e um conjunto de softwares livres com 27 aplicativos, como edição de foto, processamento de textos e planilha, anti-vírus e navegação na internet. Todo o sistema operacional do computador será em código aberto.

O PC Conectado terá a configuração de um micro convencional, com um monitor de vídeo de 15 polegadas, teclado, mouse, micro processador, HD de 40 GB, FLOP, CD-Rom, disco flexível de 1,44 MB, memória de 128 MB e fax modem.

Os fabricantes que desejarem produzir este computador devem ser credenciados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Todos os critérios e passos para realizar este credenciamento estão disponíveis no site do Ministério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.