Microsoft e Novell fazem acordo para tornar Windows e Linux interoperáveis

0

A Microsoft e a Novell anunciaram na quinta-feira (2/11) um conjunto de acordos para desenvolver, comercializar e prestar suporte para uma série de soluções novas, visando fazer com que os produtos da Novell e da Microsoft operem juntos.

A parceria prevê a oferta de licenças do sistema operacional Windows como parte de um pacote de manutenção e suporte à plataforma Suse Linux, da Novell. Antes, se o cliente quisesse rodar Windows e Linux em seus sistemas internos, não tinha suporte da Microsoft. Os acordos estarão em vigor até pelo menos 2012.

As duas empresas também planejam melhorar a interação entre o pacote MS-Office e o OpenOffice. Para encorajar que mais empresas usem a plataforma aberta da Novell, a Microsoft concordou em não reclamar nenhum direito de patente sobre qualquer tecnologia que possa estar integrada ao Suse Linux. Como do resultado do acordo, a Microsoft estará recomendando oficialmente a Suse Linux Enterprise para clientes que queiram soluções Windows e Linux. Adicionalmente, a Microsoft estará distribuindo cupons para manutenção e suporte ao sistema operacional de código aberto, para que os clientes possam se beneficiar com a utilização de uma versão interoperável do Linux.

"Disseram que isso não poderia ser feito", afirmou o presidente da Microsoft, Steve Ballmer em comunicado. "Esse é um modelo novo e uma evolução verdadeira no nosso relacionamento, que acreditamos que nossos clientes irão considerar estimulante, porque oferece valor prático ao aproximar duas de suas mais importantes plataformas de investimento."

"Muitas vezes as companhias de tecnologia pedem que seus clientes se adaptem a eles. Agora nós estamos nos adaptando aos nossos clientes", disse Ron Hovsepian, presidente e CEO da Novell. "A Microsoft e a Novell estão possibilitando que os clientes tirem proveito dos produtos de cada uma, sempre que forem apropriados em suas infra-estruturas empresariais. Conjuntamente acreditamos que os nossos acordos comerciais e de patentes possibilitarão oferecer o mais elevado nível de interoperabilidade, com a segurança de que ambas as nossas companhias estarão prestando suporte a estas soluções."

O acordo tem um escopo abrangente. As duas companhias criarão um mecanismo de pesquisa conjunta onde os técnicos da Microsoft e da Novell estarão desenvolvendo e testando novas soluções em software e trabalharão com clientes e com a comunidade para criar e apoiar essas tecnologias.

O acordo entre a Microsoft e a Novell foca em três áreas técnicas: virtualização, serviços web para a administração de servidores físicos e virtuais e compatibilidade de formato de documento.

"Como um dos resultados dessa colaboração, os clientes poderão agora executar Linux virtualizado em Windows ou Windows virtualizada em Linux", disse Jeff Jaffe, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia na Novell. "Continuamente os clientes nos questionam sobre como eles podem consolidar servidores com múltiplos sistemas operacionais através da virtualização. Trabalhando em conjunto, possibilitaremos que os clientes escolham o sistema operacional que melhor se adapte às suas necessidades comerciais e de aplicativos".

Apesar do acordo, o relacionamento entre as duas empresas não tem dos mais amistosos nos últimos tempos. Em 2004, a Novell firmou acordo de US$ 536 milhões com a Microsoft, referente a reclamações antitruste que havia apresentado na Europa. Depois disso, a Novell processou a rival novamente nos Estados Unidos. A empresa acusava a Microsoft de reter informações técnicas sobre o Windows necessárias para os programas de processador de textos e planilhas da Novell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.