Após escândalo, presidente da GlobalFoundries deixa cargo

0

O ex-CEO da AMD, Hector Ruiz, deixará o cargo de presidente da GlobalFoundries, joint venture entre a americana AMD e dois grupos de investidores de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, segundo informou a empresa na semana passada. Ruiz, de 63 anos, irá entrar de licença antes de formalmente pedir a demissão do conselho da GlobalFoundries, marcada para 4 de janeiro. Ele será substituído por Alan E. Ross, que manterá o cargo de presidente interino até que um sucessor permanente é encontrado.
Ruiz foi acusado recentemente de ter vazado informações confidenciais sobre a empresa com um corretor de Wall Street. Um processo criminal arquivado pela Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários nos Estados Unidos – em outubro passado, alega que o compartilhou informações confidenciais sobre a reorganização da empresa em 2008 com uma executiva de Wall Street.
Como CEO da AMD de 2002 a 2008, Ruiz foi um dos responsáveis diretos pelo período de maior sucesso da companhia. Estimulado pelos resultados, a AMD adquiriu a fabricante de chips gráficos ATI Technologies, por R$ 5,4 bilhões em 2006. Em meados daquele mesmo ano, a empresa começou a perder mercado para a Intel nos segmentos de chips para PCs e servidores, quando a companhia lançou o Core 2 Duo e, em seguida, o Core 2 Quad. A AMD vinha conseguindo se manter no páreo com muita dificuldade, mantendo os preços do seu Phenom baixos para que pudesse apresentar uma relação preço-desempenho atraente e apostando no conceito de plataforma.
Além disso, logo a AMD começou a enfrentar problemas com seus chips. Uma versão de um de seus carros-chefe de vendas foi desenvolvida com um defeito, o que obrigou a empresa a adiar o lançamento do produto. Além disso, ela foi forçada a realizar uma desvalorização no valor da aquisição da ATI.
Como os custos da empresa subiram e as vendas diminuíram, Ruiz decidiu separar a divisão de fabricação de chip, tornando-a uma empresa independente, agora denominada GlobalFoundries. Com isso, a AMD passou a se concentrar no projeto de chips, enquanto GlobalFoundries responde pela produção dos microprocessadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.