Imagem investe na integração de sistemas de informações geográficas aos de gestão empresarial

0

Integrar o sistema de informações geográficas (GIS) ao de gestão empresarial, de business intelligence e de tomada de decisão é o principal desafio da Imagem, fundada em 1986, que conta com 25% de participação no mercado nacional de informação e tecnologia espacial, como imagens de satélites e de radar, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas, entre outros.
Além de ser umas das principiais fornecedoras do mercado latino-americano, a empresa inaugurou uma subsidiária nos EUA, na Califórnia, com o objetivo de expandir a participação mundial no segmento de utilities, que representa quase 30% da sua receita anual, de R$ 54 milhões.
"Como parte de nossa de entrada no mercado norte-americano, fechamos parceria estratégica com a ESRI Inc., que é uma das líderes em soluções GIS, o que nos ajudará a atingir receitas por volta de R$ 60 milhões nesse ano", estima Marcos Covre, diretor comercial da empresa.
Ele adiantou que a empresa pretende intensificar a ofertas de serviços da principalmente para os segmentos como telecomunicações e utilities, pois são empresas em que os ativos têm grande valor monetário e, portanto, devem ser gerenciados com informações sempre atualizadas e de forma planejada. "Auxiliamos na agilidade da tomada de decisão de negócios ao considerar variáveis relacionadas à localização exata da infraestrutura, mercado ou matéria-prima utilizada na gestão de um negócio", completa.
Sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a Imagem conta com cinco escritórios e uma rede de parceiros no país, além de uma filial na Espanha. Alguns dos seus clientes são empresas como Citrovita, Eletropaulo, Embrapa, governo de Goiás, Oi, Prefeitura de Recife e Petrobrás, além instituições da área de defesa.
Aposta na internacionalização
A unidade nos Estados Unidos terá como foco o Gisconnex, software que integra e expande as capacidades dos sistemas de informações geográficas da ESRI e da tecnologia SAP. "Gerenciar uma rede de distribuição de energia, por exemplo, depende de uma solução GIS. Ao integrar as geoinformações com os demais dados organizacionais é possível potencializar o uso do SAP, permitindo uma gestão completa dos ativos da empresa, sejam eles financeiros, humanos ou geográficos, e oferecer informações sobre o negócio mais detalhada para a tomada de decisão", afirma Covre, acrescentando que o plano do governo Obama, que propõe alcançar a autosuficiência energética do país até 2012, é um reforço para os planos da Imagem.
Ele destaca que o projeto da Imagem é transformar a unidade nos Estados Unidos em uma empresa independente. "Temos know-how em investir em projetos que acabam gerando start-ups de sucesso", afirma Covre, citando os exemplos da Promaps, que surgiu em 2007, para atuar no segmento de mapas digitais e infraestrutura de dados para sistemas de informações geográficos, web services, navegação, logística e OEM, e da Surface, criada em 2008 como provedora de mapas tridimensionais e classificação de uso de solo para empresas de agricultura, meio ambiente e telecomunicações. "São empresas que nasceram a partir da Imagem e que têm vida própria", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.