STJ terá sistema para visualização de processos eletrônicos

0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá novas medidas
para entrar na era virtual. O órgão anunciou que lançará em seu site, até o fim deste mês, um sistema que permitirá a visualização em tempo real de todos os processos que ingressarem no Tribunal em formato eletrônico.
Batizado de "processômetro", o sistema, desenvolvido internamente e baseado em plataforma de software aberto, servirá para informar ao público o tempo de tramitação de cada processo e o andamento do trabalho de digitalização, que se encontra em vias de ser concluído.
A expectativa é que, a partir de março, o STJ passe a ser o primeiro tribunal superior do mundo totalmente virtualizado.
O processômetro, de acordo com informações da secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ, consistirá numa forma mais dinâmica de divulgar para a população como anda a celeridade dos julgamentos e a qualidade do trabalho realizado.
Segundo o STJ, o sistema pode ser utilizado por qualquer outro tribunal que deseje implantar o mesmo tipo de aplicativo e não implica em custos.
O projeto de digitalização do STJ, intitulado "Justiça na Era Virtual", tem como meta a extinção completa do processo em formato impresso dentro do tribunal, trabalho que vem sendo realizado desde janeiro de 2009, com serviços de digitalização, conferência entre processos digitalizados e físicos (ainda em papel) e indexação de tais documentos.
Além da digitalização propriamente, o tribunal colocou à disposição dos usuários uma cesta de serviços eletrônicos, o e-STJ, para que as partes, advogados ou representantes de entidades públicas possam realizar os atos processuais e a leitura dos processos a partir de seus computadores, sem necessidade de deslocamento até a sede do tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.