Campanha salarial dos trabalhadores de TI de SP pede aumento real de 3%

1

A primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2017 dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo está marcada para a próxima terça-feira, 10, às 15h. Entre as principais bandeiras de luta da Campanha Salarial 2017 está o reajuste salarial com aumento real para os trabalhadores.  O Sindicato pleiteia a correção acumulada do INPC de 2016 acrescida de 3% de aumento real.

Outra reivindicação é a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem diminuição proporcional de salário, também faz parte da pauta. Ela está embasada em estudos que comprovaram os elevados níveis de estresse e pressão que atingem a categoria.

Com a redução da jornada, o objetivo é que os trabalhadores tenham mais tempo livre para o descanso e para se dedicar à família, mas também consigam ampliar a sua qualificação profissional, uma exigência constante feita pelas próprias empresas.

Ampliação das conquistas

A pauta aprovada reivindica também uma série de melhorias nos benefícios sociais. Uma delas inclui o pagamento do vale-alimentação de forma conjunta com o vale-refeição. Hoje, apenas o custeio do VR é obrigatório. Outra demanda prevê que as empresas assumam integralmente o pagamento dos planos médico e odontológico dos trabalhadores, que atualmente são responsáveis por uma coparticipação.

Também estão entre as propostas a ampliação do valor pago como hora extra. Hoje, as empresas são obrigadas a pagar um percentual de 75% nas duas primeiras horas. A pauta prevê pagamento de 100% nas duas primeiras horas e de 150% nas demais, além de sábados, domingos e feriados.

Benefícios que já foram consolidados nos últimos anos também integram a luta do Sindicato, como a obrigatoriedade de que todas as empresas do setor apresentem propostas para pagamento de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados).

Os dirigentes do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e do Seprosp (Sindicato das Empresas em Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo) se reunirão para dar início às discussões envolvendo a pauta da categoria. O encontro ocorrerá na sede do Seprosp, na capital.

A pauta que será negociada foi aprovada pelos trabalhadores de TI após uma sequência de encontros que culminou com a assembleia realizada na sede do Sindpd, em São Paulo, no dia 10 de dezembro. Antes, outras 14 assembleias já haviam ocorrido em todo o estado. No total, cerca de 3.000 profissionais participaram das votações que definiram os rumos da campanha.

"A pauta da Campanha Salarial 2017 foi amplamente referendada pelos trabalhadores. Agora, temos o desafio de levar adiante a luta pela ampliação de benefícios e direitos para toda a categoria", disse o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

1 COMENTÁRIO

  1. Esse pessoal do sindicato parece que vive em outro planeta.
    Não sabem que o país atravessa a pior crise econômica da sua historia?
    Não sabem que as empresas continuam demitindo e reduzindo suas compras?
    Essa proposta de pauta é um desrespeito aos empresários e aos trabalhadores.
    Aumento real! Redução de carga horária!
    O que é isso, meus amigos? Vamos cair na real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.