TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

TI pode contribuir para uma sucessão inteligente

Postado em: 04/02/2014, às 18:52 por Eduardo Lopez

Na hora de enfrentar um cenário de sucessão profissional, as empresas devem ter uma visão clara e precisa dos talentos disponíveis na organização para decidir quais profissionais estão mais preparados para enfrentar os desafios do novo cargo e serem bem-sucedidos.

Mas esta escolha só é viável se a área de recursos humanos estiver preparada e realizar um processo coerente e frequente de formação e preparação dos profissionais, visando sua constante atualização. O RH também deve estar apto a detectar e analisar as capacidades de capital humano constantemente para cobrir suas vagas disponíveis, especialmente em funções estratégicas.

Os principais desafios desses processos sucessórios, que podem comprometer os resultados das operações são:

  • Processos lentos para definir possíveis substitutos porque exigem a definição do potencial de um funcionário, baseados em trajetória na empresa, avaliações de desempenho, metas de trabalho cumpridas e nível de capacitação. Unir esses elementos em apenas um perfil tomará muito tempo.
  •  Dificuldades operacionais, como a comparação de candidatos para descartar perfis, o que depende da análise de uma grande quantidade de documentos e acima de tudo da confiança na atualização correta das informações.
  • Capacidade de reação limitada, pois a recolocação tem de ocorrer o mais rápido possível, ou seja, há pouco tempo e espaço para analisar os talentos dos diferentes candidatos.

Para criar uma prática de RH que garanta processos de sucessão rápidos e eficazes, as empresas não necessitam mais começar do zero. Hoje já existem no mercado soluções tecnológicas que as auxiliam a ter um panorama completo e dinâmico do talento humano existente na organização.

Essas soluções facilitam a identificação dos talentos ao reunir informações relevantes sobre a força de trabalho e consolidar em um dashboard inteligente, com diversas funções de análise, capazes de simplificar e acelerar a escolha de um substituto. Com isso, os gestores de RH têm hoje na tecnologia uma aliada importante para a execução de diversos processos cotidianos e também para a rápida e eficiente sucessão que em diversos cargos é essencial para o sucesso das operações e do negócio.

Isso porque as ferramentas tecnológicas de apoio à sucessão permitem a análise de diversas perspectivas — indivíduos, departamentos ou equipes de trabalho — a definição de perfis com informações detalhadas de aspirações, experiência de trabalho, nível de desempenho, compensação, etc., que podem ser comparados entre si. Além disso, ao aplicar diferentes filtros à informação (como função, departamento, equipe de trabalho, etc.), a organização pode localizar suas fontes de talento principais: desde a perspectiva da sucessão trabalhista de profissionais até os espaços corporativos nos quais a empresa poderá encontrar um substituto.

Algumas dessas soluções têm sessões em um dashboard inteligente, com caráter dinâmico, nos quais os participantes podem adicionar os comentários aos perfis, atribuir metas e recomendar treinamentos, entre outras ações, o que é fundamental para as estratégias de sucessão nas empresas, já que o capital humano da organização, em função do apoio e feedback recebido, estará mais preparado para qualquer substituição ocupar novas posições.

A conclusão é que, como em todos os demais processos de negócios, hoje a tecnologia é essencial para o sucesso das diversas missões assumidas diariamente pelos gestores de recursos humanos, inclusive para a sucessão. Mas na hora de escolher qual é a melhor opção tecnológica é fundamental avaliar todas as necessidades da área e buscar por uma solução preferencialmente com padrão aberto, que pode facilmente se integrar à infraestrutura de TI já existente — plataformas de ERP ou aplicativos especializados em RH, permitindo que a informação corporativa e de RH possa integrar-se a um panorama completo.

Outra boa notícia é que estas soluções já podem ser adquiridas sob demanda, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, na modalidade de software como serviço (SaaS), no qual a empresa só paga pelo uso do aplicativo, como se fosse uma assinatura, e evita que realize novos investimentos em hardware ou software. Pesquise e avalie as opções e escolha rápido qual é a melhor opção para fortalecer e aperfeiçoar os processos de RH agora e terá a oportunidade de constatar os benefícios que trará para as operações e para os resultados nos negócios.

*Eduardo Lopez é vice-presidente sênior de aplicativos da Oracle para a América Latina.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top