5,6% da economia catarinense vem da tecnologia

0

Nos últimos seis anos, o número de startups no Brasil praticamente dobrou, alcançando um total de seis mil empresas. Santa Catarina, também conhecida como o Vale do Silício da América Latina, é a região onde se concentra grande parte dessas empresas inovadoras e tecnológicas, tendo 5,6% da toda a sua economia já ligada à tecnologia, de acordo com o Observatório ACATE Panorama 2018.

Uma pesquisa inédita sobre o cenário de startups em Santa Catarina desenvolvida pelo SIS/Sebrae SC, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), mostra que a maior parte das empresas catarinenses deste segmento atuam com serviços de tecnologia da informação e comunicação —  20,64% prestam serviços por meio da tecnologia e 75,16% atuam diretamente na produção de softwares.

O universo considerado para a pesquisa, que contou com 329 startups catarinenses, mostrou que 56,45% delas estão em crescimento contínuo há cinco anos e que cerca de 46% destas faturam mais de R$60 mil por ano.

Outro aspecto importante identificado na pesquisa está relacionado à capacidade de captação de investimentos dessas empresas. Apesar de ser um dos grandes pólos tecnológicos brasileiros, Santa Catarina ainda não possui grande atratividade para investidores, sendo que apenas 30,65% das startups do estado receberam algum aporte.

O dado revela que os fundadores usam, na maior parte das vezes, capital próprio como principal fonte de recursos para a criação das empresas. Foi o caso da Cheesecake Labs, empresa que desenvolve aplicativos web e mobile e começou com o esforço de quatro amigos, sendo capitalizada pelos mesmos.

Por outro lado, algumas ideias inovadoras conquistam os investidores desde cedo. A startup GoGood, plataforma de saúde e bem-estar corporativo que ajuda empresas a melhorarem os hábitos de saúde dos trabalhadores por meio de gamificação, foi uma das beneficiadas com investimentos externos, tendo recebido mais de R$ 1,5 milhão desde sua fundação e participado no programa de aceleração da Plug and Play Tech Center e da Oxigênio Aceleradora, da Porto Seguro.

Feitas a poucas mãos

Com relação ao tamanho de equipe das startups entrevistadas, a maior parte opera com poucos funcionários ou apenas com o esforço dos próprios fundadores. Na GoGood, por exemplo, uma média de dez colaboradores tocam a empresa. A startup é jovem, com dois anos de mercado, mas já demonstra resultados expressivos, com crescimento no último ano de mais de 150% no número de usuários da plataforma.

A Cheesecake também começou suas operações com poucos colaboradores, seguindo a tendência demonstrada na pesquisa, mas conta hoje com cerca de 50 profissionais. "A empresa começou na sala do apartamento dos fundadores, com apenas os quatro dando conta do trabalho. A medida que a demanda aumentava, eles tiveram que contratar pessoas para ajudar nos projetos. Hoje, apenas cinco anos depois, o número de colaboradores aumentou mais de 12 vezes", conta Marcelo Gracietti, CEO da empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.