Brasil aumenta em 1,7% o registro de patentes em 2009

0

Mesmo com a crise econômica mundial, o Brasil manteve estável o seu registro de patentes internacionais, de acordo com os dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Wipo). Com 480 solicitações de registro em 2009, o país apresentou um pequeno aumento de 1,7% em relação a 2008, quando foram feitos 472 pedidos.
O resultado é mais expressivo se comparado ao ano de 2005, quando o Brasil teve 270 pedidos. Em cinco anos, o registro internacional de patentes feito por instituições nacionais aumentou quase 75%. Mesmo modesto, o desempenho brasileiro em 2009 contrariou a tendência mundial de queda de 4,5% do número total de patentes registradas pelo Tratado de Cooperação de Patentes (PCT, em inglês) da Wipo.
Países com tradição em inovação, como Reino Unido e Alemanha, apresentaram queda em pedidos de registro. Os Estados Unidos ainda lideram o ranking com quase um terço dos depósitos solicitados no ano passado, 45.790, queda de 11,4% comparado a 2008. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil ficou atrás da Coreia do Sul (com 8.066 pedidos), China (7.946), Índia (761) e Cingapura (594).
A Wipo registrou aumentos no número de patentes ligadas às áreas microestrutural e de nanotecnologia, de semicondutores e de processos térmicos. Ao mesmo tempo, diminuíram os pedidos nos setores de tecnologia computacional, farmacêutico e de tecnologia médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.