Haiti usa mensagens de SMS para facilitar o controle de epidêmia

0

Um sistema de informação baseado em mensagens SMS de celular para vigilância e controle do cólera foi implantado no Haiti pela Organização de Mundial da Saúde e Organização Panamerica da Saúde (OMS-OPS), para coletar informações dispersas em zonas afastadas da Capital.

O sistema denominado SYMO veio resolver um problema de deficiência de conectividade de Internet, enfrentada pelos funcionários responsáveis pela vigilância epidemiológica e ambiental, que enviam dados parametrizados de casos da doença e qualidade da água, que eram feitos anteriormente de forma manual.

Os dados coletados são conferidos pela Central de Gestão em tempo real que confere os dados, faz a consistência e caso necessário envia alertas por e-mail aos especialistas e responsáveis da área de Saúde, para que sejam tomadas as providências necessárias. 

O sistema também permite a criação de estatísticas, relatórios, mapas, informes históricos, etc, e pode ser adaptado para outros tipos de serviços sociais.

Devido ao seu baixo custo de operação e a necessidade simplesmente de um Pc com o software gratuito, a Organização Panamericana de Saúde está recebendo a consulta de outros países da região para utilizar o sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.