ComQualidade espera capacitar 200 empresas até 2008

0

Foi lançado nesta terça-feira, 04/04, em São Paulo, o programa ComQualidade ? Compromisso com a Qualidade de Software e Serviços, resultado de um convênio assinando entre o Instituto de Tecnologia de Software (ITS) e a Fundação Vazolini. O programa tem o objetivo de ajudar as empresas nacionais a melhorem seus processos de desenvolvimento para competirem no mercado global.

?O ComQualidade tem a missão de fortalecer a indústria brasileira de software e preparar as empresas para o mercado global?, informa Descartes De Souza Teixeira, diretor do ITS.

Ele observa que as exigências para exportação de software aumentaram e que as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a adotarem práticas internacionais de qualidade em todo o ciclo de desenvolvimento das aplicações.

O ComQualidade vai oferecer consultoria e treinamento para qualificar as empresas no modelo internacional CMMi do Software Engineering Instituto (SEI) e MPS.BR, programa da Softex para Melhoria de Processo de Software Brasileiro.

Como os custos para adequações das normas de qualidade são altos e exigem investimentos das desenvolvedoras, o ITS e a Vanzolini vão, num primeiro momento, tentar preparar as empresas para adequação ao modelo nacional.

O MPS.BR não tem validade no mercado internacional, mas encurta o caminho para chegar ao CMMi, afirma Eratóstemes Araújo, coordenador de capacitação da Softex. ?O modelo brasileiro está aderente às práticas internacionais e alinhado ao CMMi?, diz o executivo.

A vantagem do selo brasileiro, segundo Araújo, é o custo mais baixo que o do SEI, pois trabalha com consultores nacionais, que praticam preços baseados na moeda local. As empresas que adotarem os processos do MPS.BR também estarão mais aptas a cumprirem as exigências do padrão internacional.

O ITS Brasil calcula existir no Brasil cerca de 3,5 mil desenvolvedoras de software de pequeno e médio porte, que empregam até 20 funcionários e faturam 5 milhões de reais por mês. Souza espera que o ComQualidade consiga preparar 200 dessas empresas no modelo MPS.BR para exportação de software, no prazo de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.