O novo nome do data center

0

O cloud computing (computação na nuvem) nada mais é que a capacidade computacional virtual localizada em data centers, que nem é preciso saber onde estão fisicamente. Ou seja, é apenas uma nova nomenclatura de um conceito simples e que já existe há mais de 15 anos. Mas mesmo sendo antigo o conceito, ele faz com que a indústria de tecnologia passe pela maior transformação dos seus últimos 30 anos.
A nuvem representa uma oportunidade para inovação e para oferta de novos serviços por meio de data centers de última geração espalhados pelo mundo e com capacidade gigantesca de processamento disponível. Dessa forma, a tecnologia da informação retoma o seu valor estratégico. A magia da nuvem está na possibilidade de implementação de recursos tecnológicos de forma imediata.
Com o conceito de cloud computing é possível eliminar investimentos em hardware, software e infraestrutura, além da flexibilidade do pagamento como serviço, simplificando o acesso à alta tecnologia por parte das pequenas empresas e até usuários finais. É um enorme passo que estamos dando rumo à democratização da tecnologia da informação, pois o conceito de nuvem permite a criação de novos modelos de oferta de negócios, a aquisição de recursos sob demanda e o acompanhamento do crescimento das empresas – por meio da flexibilidade e da escalabilidade.
Atualmente, já podemos contar com diversos recursos e ferramentas que estão migrando para a nuvem: aplicações, armazenamento de dados (storage), serviços de e-mail, softwares sofisticados (ERP, BI, CRM etc.) e nuvem de serviços (infraestrutura, plataforma, software etc.). Destes, uma das novidades é a migração do sistema de telecomunicações para cloud computing. Esse novo conceito disponibiliza soluções de PABX on-line – que pode ser contratado conforme a quantidade de ramais que a empresa precisa. Tudo isso graças à flexibilidade do conceito da nuvem. O conceito de comunicação unificada – que também é bastante novo – é importante para dar autonomia ao usuário para definir como e por quem ele poderá ser encontrado, independente de onde estiver.
A mobilidade para comunicação, somada às aplicações IP e aplicações empresariais, abre espaço para a oferta de serviços em nuvem sob demanda como, por exemplo, arquitetura de serviço PABX virtual integrado a plataformas de comunicação colaborativas. Com a unificação dessas plataformas de serviços sobre IP, a responsabilidade e a estratégia de gestão e suporte das empresas deverão ser reavaliadas, levando em consideração o usuário, que poderá estar ou não no escritório. Dessa forma, a presença física no ambiente de trabalho passa a ser uma opção, já que a presença virtual e a colaboração estarão dentro da nuvem de serviço.
Esse cenário está fazendo com que as empresas reavaliem os seus modelos de negócio e busquem soluções que incorporem mais inteligência e simplicidade às suas comunicações, permitindo que profissionais distantes geograficamente trabalhem como se estivessem no mesmo ambiente. Estamos falando de inserir inteligência na comunicação dentro ou fora da empresa. E a comunicação unificada, que até pouco tempo exigia um alto valor de investimento, passa a estar disponível e acessível às empresas de todos os tamanhos com cloud computing.
Contratar serviços de voz e aplicações inteligentes sob demanda com gestão orientada aos negócios será um diferencial para as empresas que desejam crescer com maior rapidez e precisam concentrar-se em suas atividades-fim ao invés de se preocupar com a tecnologia. A colaboração por meio de comunicação unificada e a integração de plataformas para a oferta de serviços em nuvem trarão mudanças importantes para o ambiente de comunicação, influenciando a própria cultura da empresa.
Os usuários cada vez mais querem uma plataforma multiambiente na qual possam compartilhar informações e produzir de forma alinhada com as necessidades de trabalho. Mas isso com segurança e simplicidade. Nos próximos anos, veremos que cloud computing será um caminho sem volta com a integração de serviços IP de ferramentas corporativas, redes sociais, mobilidade, e-mails, telefonia IP, presença, mensagens instantâneas e videoconferência. E a gestão e oferta desses serviços através de um único ponto será um beneficio para as empresa, mas principalmente para a sociedade.
*Daniel Duarte é presidente da TellFree.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.