Cade investiga cartel no mercado global de componente de disco rígido

0

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou, nesta quarta-feira, 4, processo administrativo para apurar prática de cartel internacional, com possíveis efeitos no Brasil, em mercado de componentes para discos rígidos, usados em computadores, chamados de suspension assemblies.

Esses componentes mantêm a posição de um leitor de suporte magnético sobre a superfície de um disco que esteja girando rapidamente.

As cinco empresas investigadas são Hutchinson Technology Inc.; Magnecomp Precision Technology Public Co. Ltd; NHK Spring Co., Ltd.; TDK Corporation; e SAE Magnetics (H.K.) Ltd.

De acordo com a nota técnica de instauração, há evidências de que essas empresas dividiram o mercado e combinaram preços em respostas a pedidos de cotação de clientes. As companhias também compartilharam informações concorrencialmente sensíveis, principalmente com relação a preços atuais, potenciais e propostos para suspension assemblies; licitações privadas de clientes; alocação de volumes de clientes, capacidade produtiva; e  taxas de utilização de cada empresa, com o objetivo de estabilizar preços e reduzir a concorrência nas vendas do produto.

As práticas anticompetitivas teriam sido conduzidas por, pelo menos, 38 pessoas físicas ligadas às empresas, e implementadas mediante reuniões e trocas de e-mails, pelo menos, entre 2003 e maio de 2016.

Com a instauração do processo administrativo, os acusados serão notificados para apresentar suas defesas. Ao final da instrução processual, a Superintendência-Geral opinará pela condenação ou arquivamento e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do Cade, responsável pela decisão final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.