IBM desenvolve computador quântico para acelerar aplicações na nuvem

0

Cientistas da IBM construíram um computador quântico que vai rodar aplicações entregas via nuvem da IBM em qualquer desktop ou dispositivo móvel. A Big Blue acredita que a computação quântica vai ser o futuro da tecnologia e tem o potencial para resolver certos problemas que hoje são impossíveis de resolver  com os supercomputadores de hoje.

A plataforma de computação quântica habilitada para nuvem, chamada IBM Quantum Experience, permitirá aos usuários executar algoritmos e experiências com processador quântico, trabalhar com bits quânticos (qubits), e explorar tutoriais e simulações.

O processador quântico é composto por cinco qubits supercondutores que estão hospedados na IBM T. J. Watson Research Center, em Nova York. O processador de cinco qubit representa o último avanço em arquitetura quântica.

Um computador quântico universal pode ser programado para executar qualquer tarefa de computação e será exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos para um número de aplicações importantes para a ciência e negócios.

Um computador quântico universal não existe hoje, mas IBM prevê processadores quânticos de tamanho médio de 50-100 qubits serão possíveis na próxima década. Com um computador quântico construído de apenas 50 qubits, nenhum dos supercomputadores TOP500 de hoje poderia se comparado a ele, o que reflete o enorme potencial desta tecnologia.

"Os computadores quânticos são muito diferentes dos computadores de hoje, não só no que eles se parecem e são feitos de, mas o mais importante no que eles podem fazer. A computação quântica está se tornando uma realidade e se estenderá muito além do que é computação imaginável com os computadores de hoje", disse Arvind Krishna, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research. "Este momento representa o nascimento da nuvem de computação quântica A IBM Quantum Experience irá tornar mais fácil para os pesquisadores e a comunidade científica acelerar inovações no campo quântico, e ajudar a descobrir novas aplicações para a tecnologia."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.