Catho Online acelera nuvem privada para distribuir aplicações

0

O Catho Online, portal especializado em colocação profissional, recebeu mais de dez milhões de visitas únicas mensais, 300 mil currículos e 36 mil empresas anunciantes apenas em 2012. Diariamente, cinco mil novos currículos são inseridos no site. São 81 mil acessos simultâneos em horário de pico.
Para resolver os desafios dessa demanda, Marcelo Ribeiro, CIO da Catho Online, e a equipe de TI da empresa redesenharam todo o ambiente de TIC. Um segundo data center foi planejado e construído em Alphaville, em Barueri, para atuar de forma redundante com o primeiro, instalado na Avenida Paulista, em São Paulo.
Nos dois ambientes, a Catho Online utiliza soluções da F5 Networks para realizar a distribuição de aplicações. "Quando começamos este processo, em 2008, já estávamos, sem saber, projetando uma das primeiras nuvens privadas do mercado; esse modelo segue atuando a todo vapor, e conta com o BIG-IP LTM como o grande responsável pela disponibilidade da grande aplicação que é, na prática, nosso portal", explica Ribeiro.
Hoje, a maior parte dos usuários tem tempo de resposta na faixa dos 10 segundos. "Há momentos, no entanto, em que nosso site voa, oferecendo tempos de resposta que ficam entre 2 e 5 segundos", comenta o CIO.
Picos
Ribeiro precisava redimensionar o ambiente de TI e telecom para dar conta não só do aumento de acesso, mas também do fato destes acessos passarem a acontecer ao longo do dia, não mais em horários estanques. "Não só a procura por nossos serviços aumenta exponencialmente, como os horários em que essa procura acontece", destaca. "A soma da maior facilidade de se usar dispositivos móveis para acessar a internet com o fato de que hoje todo mundo ou tem um desktop ou um tablet em casa faz com que os acessos passem a acontecer de forma mais distribuída, ao longo do dia".
Neste novo cenário, tornou-se ainda mais crítica a necessidade de garantir o tempo de resposta do portal, independentemente de dia ou horário de acesso. Formada por 18 módulos lógicos, a aplicação que está por trás da Catho Online apresenta um comportamento uniforme e balanceado, o que garante o delivery de informações requisitadas por usuários externos – sejam pessoas físicas ou jurídicas – e internos. "A tecnologia F5 Networks me ajuda a enxergar o que está acontecendo com a aplicação e com toda a infraestrutura de comunicação que suporta esta camada", diz Ribeiro.
Data centers
Outra conquista da empresa nesses últimos anos foi, justamente, a decisão de trabalhar com dois data centers distantes geograficamente um do outro. A presença do BIG-IP GTM (Global Traffic Manager) habilita os dois data centers a trabalhar em sinergia, realizando a distribuição global da aplicação Catho Online e dos dados por trás deste sistema.
"Quando não há falhas de comunicação, tenho ao meu alcance todo o poder de processamento e comunicação de dois data centers; no caso de falhas, realiza-se o chaveamento imediato de um data center para o outro, sem que o usuário sinta nenhum impacto na qualidade de serviço da aplicação", explica o CIO.  Cada data center conta com um tubo de comunicação de 400 MB, o que totaliza 800 MB de banda para os acessos externos e internos da empresa.
Para Ribeiro, esta arquitetura otimiza a resposta dos servidores e acelera toda a rede. O foco deixa de ser resolver problemas e transfere-se para antecipar soluções para os novos desafios de negócios. "Não preciso mais me preocupar em apagar incêndios", resume Ribeiro. "Conto com um ambiente bem gerenciado, o que me ajuda a olhar sempre à frente – consigo planejar nossa capacidade e renovação de recursos com um ano de antecedência".
POC
A equipe de TIC da Catho realizou uma pesquisa em busca das melhores soluções do mercado para serem colocadas nos dois data centers da empresa. "Como CIO, considero a realização de um POC (proof of concept) algo que realmente checa se uma solução é a mais adequada para um ambiente corporativo", diz.
Ribeiro solicitou à Agility Network, parceira da F5 Networks no Brasil, a realização de um POC nos ambientes da Catho Online. "Tratou-se de uma quase implementação que mostrou, na prática, o comportamento de um novo elemento dentro do nosso data center". Segundo Ribeiro, os 45 dias de provas produziram resultados imediatos no ambiente de TIC da empresa, aumentando a disponibilidade das aplicações.
Para Ribeiro, os serviços oferecidos pela Agility foram uma grata surpresa. "O time Agility mostrou conhecer nosso ambiente, integrando-se bem com nosso time interno; merece destaque, ainda, o fato de que os profissionais Agility apresentam uma postura madura, em que tomam para si os desafios, facilitando a resolução de problemas".
Em relação ao apoio e suporte da F5 Networks, Ribeiro tem uma visão clara. "Trata-se de uma empresa avançada em termos de tecnologia e de infraestrutura no Brasil". Segundo ele, a F5 oferece treinamento e capacitação para os parceiros, ajudando a formar experts na implementação de suas soluções. "Essa configuração dá segurança a quem opta por F5 Networks".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.