Clientes do BB ganham mais segurança para acessar internet banking

0

Desde o último dia 30 de maio, está disponível para todos os clientes pessoa física do Banco do Brasil, o BB Code, solução de segurança baseada na tecnologia QR-Code (código de barras bidimensional) e criptografia, que, segundo o banco, vai oferecer mais praticidade e segurança aos clientes que utilizam o autoatendimento pela internet.

A solução foi desenvolvida a partir de pesquisa de doutorado de funcionários contemplados pelo Programa de Educação Superior da Universidade Corporativa BB. Por meio do smartphone, com sistema operacional Android, iOS ou BlackBerry, o cliente ativará o código para autorizar transações financeiras em seu computador. Com o BB Code o usuário poderá ampliar em até três vezes o limite diário de suas transações, além de não precisar mais cadastrar seus computadores. O sistema trabalha de modo offline, portanto não depende de sinal de operadora para autenticar as transações. Esse é um dos principais diferenciais tecnológicos dessa ferramenta de segurança, segundo o BB.

Atualmente, para autenticar uma transação via internet, o cliente precisa acessar sua conta por meio de um computador cadastrado previamente, digitar número de agência e conta e a senha de oito dígitos. Em caso de autorização de transações outra senha de seis dígitos é solicitada. Com o uso do BB Code, o próprio code, no smartphone do cliente, é o que garante a segurança. Assim, não se faz mais necessária a segunda senha, já que a cada transação, a confirmação será dada via smartphone, com coleta de dados da transação via QR Code e geração de senha aleatória para ser impostada.

Para o gerente executivo da Diretoria de Gestão da Segurança do Banco do Brasil, Luiz Fernando Ferreira Martins, a solução é totalmente inovadora, “A solução tecnológica que deu origem ao BB Code já tem pedido de registro de patente depositado junto ao INPI. Não há nada parecido no mercado da tecnologia de segurança”.

O BB Code estava disponível, em caráter experimental, aos mais de cem mil funcionários do Banco do Brasil desde 28 de março, e agora passa a ser oferecida aos mais de 58 milhões de clientes do banco. Para baixar o dispositivo de segurança em seu smartphone, basta que o cliente atualize o aplicativo BB na loja oficial de seu aparelho.  Para os clientes que ainda não possuem o aplicativo no smartphone e o baixarem a partir de hoje, o download já sairá com a versão atualizada que contém a solução.

O sistema é resultado de pesquisa realizada na Universidade de Brasília, da qual participaram dois funcionários da área de segurança do Banco do Brasil, egressos do programa de bolsas de mestrado e doutorado da Universidade Corporativa BB. O Programa tem por finalidade incentivar os funcionários à realização de cursos nos níveis de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.