iPad mantém liderança em tablets; Samsung supera Kindle

0

O iPad da Apple ampliou a liderança no mercado mundial de tablets no início no primeiro trimestre, enquanto o Kindle Fire, da Amazon, perdeu espaço para o Galaxy Tab, da Samsung, segundo mostra pesquisa da ABI Research divulgada nesta segunda-feira, 4.

O estudo revela que a venda total de tablets atingiu 18,2 milhões entre janeiro e março deste ano, o que representa aumento de 185% em relação ao mesmo período de 2011, mas cerca de 33% menor que no último trimestre do ano, um período marcado pelas festas de Natal e Ano Novo.

A Apple totalizou 65% de participação de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad, que foi impulsionado pelo lançamento de um novo modelo e pela redução do preço do iPad 2. A Samsung ficou em segundo lugar com 1,1 milhão de unidades vendidas, ou 6% de market share, superando a Amazon, que registrou queda de 80% no trimestre nas vendas do Kindle Fire, aponta o relatório.

A consultoria não forneceu números absolutos para o Kindle Fire, alegando que a Amazon não divulga dados de venda do dispositivo, mas ela afirma que, como base em outras informações, houve uma perda no ritmo das vendas do Kindle nos últimos meses.

O analista da ABI, Jeff Orr, afirma que a Amazon realizou um bom trabalho de marketing durante o lançamento do Kindle Fire no Natal do ano passado, mas não manteve o impulso de forma continuada. “O Kindle parecia algo com as capacidades do iPad, mas a um preço menor. Mas isso não se traduziu em algo que revertesse o ciclo de comportamento normal do mercado", afirmou Orr.

Outros fabricantes de tablets, como a Research in Motion (RIM), conseguiu um salto nas vendas de 233% e a Lenovo de 107% em relação ao último trimestre, ajudados por lançamentos de produtos. Fabricantes como Dell, Hewlett-Packard e LG estão redesenhando seus tablets para lançamentos em meados deste ano, utilizando o sistema operacional do Google, Android, ou a plataforma Windows 8.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.