PPB para sistemas de storage será modificado para incorporar semicondutores

0

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) decidiu atualizar o Processo Produtivo Básico (PPB) de sistemas inteligentes de armazenamento de dados (intelligent storage systems) produzidos no país. Para tal, o órgão colocou em consulta pública, até o dia 10 deste mês, a alteração do PPB. O documento da Secretaria do Desenvolvimento da Produção, ligada ao MDIC, foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, 1º. As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail cgel.ppb@mdic.gov.br.

O PPB para intelligent storage foi estabelecido pelas portarias MDIC/MCTI nº 29 e nº 30, de 10 de fevereiro deste ano. Com a consulta pública, o ministério pretende incorporar novos meios de armazenamentos de dados baseados em semicondutores para SSD (solid state drive, ou unidade de armazenamento de estado sólido). A capacidade desses SSD já está em torno de 140 gigabytes.

Adicionalmente, a proposta de alteração incorpora cronograma de nacionalização do produto, a ser atendido pelos fabricantes: até 31 de dezembro de 2012 (dispensado), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013 (40%), de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014 (60%) e de 1º janeiro de 2015 em diante (90%). O pleito é da Associação de Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O PPB foi definido por meio da Lei n.º 8.387/1991, como sendo "o conjunto mínimo de operações, no estabelecimento fabril, que caracteriza a efetiva industrialização de determinado produto". O PPB tem sido utilizado como contrapartida pelo governo federal à concessão de incentivos fiscais promovidos pela legislação da Zona Franca de Manaus e pela legislação de incentivo à indústria de bens de informática, telecomunicações e automação, mais conhecida como Lei de Informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.