Lenovo negocia formação de joint venture para produção de smartphones

0

A fabricante chinesa de PCs Lenovo está em negociações com diversas empresas a criação de uma joint venture para produção de smartphones. De acordo com o The Wall Street Journal, o anúncio foi feito pelo presidente para as regiões da Ásia-Pacífico e América Latina, Milko van Duijl, em entrevista ao jornal americano. O executivo não citou nomes das possíveis parceiras.

"Estamos conversando com muitas pessoas. A razão pela qual estamos muito ativos é que essa indústria está se movimentando rapidamente", disse van Duijl para o jornal americano. "Tablets e smartphones são onde está o maior crescimento, principalmente em mercados emergentes."

A movimentação da Lenovo para criar joint venture se dá em meio a disputa acirrada no mercado de computação pessoal, que enfrenta uma forte retração da demanda e margens de lucro cada vez mais reduzidas. No mercado de PCs, a fabricante chinesa disputa com a HP a liderança em participação de mercado, sendo que no primeiro trimestre ela deteve 15,3% de representatividade contra 15,7% da rival, de acordo com a IDC. Contudo, as vendas e margens crescentes da companhia não garantem um crescimento no longo prazo à companhia, por isso a Lenovo visa atingir também o mercado de mobilidade para garantir a sobrevivência.

Na China, a Lenovo já é a segunda maior fabricante de smartphones, atrás apenas da Samsung, ganhando 11% de participação de mercado em 2012 contra 4,1% em 2011, segundo dados da IDC. Em outubro do ano passado, a fabricante chinesa iniciou a venda dos telefones inteligentes fora da China como parte de uma estratégia para expandir as vendas nos mercados emergentes.

A fabricante aposta agora em um modelo que deverá custar entre US$ 500 e US$ 700 e ser lançando, até o fim do ano, em dez novos mercados, incluindo China, Índia, Indonésia, Rússia, Filipinas e Vietnã. O jornal americano cita ainda que, em entrevista no mês passado, o CEO da Lenovo Yang Yuanqing disse que a empresa quer começar a vender smartphones nos EUA dentro de um ano.

Milko van Duijl não quis comentar sobre as especulações da mídia japonesa de que a companhia pretende juntar-se com a NEC para fabricação dos dispositivos. As empresas já mantêm uma joint venture no Japão para produção de PCs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.