Número de malwares em smartphones e PDAs devem dobrar

0

Do total de softwares instalados em computadores pessoais em todo o mundo, em 2005, 35% foram ilegais, acumulando US$ 34 bilhões em perdas relacionadas à pirataria de software. A informação foi publicada na segunda edição do Sage, relatório semestral de segurança da McAfee.

A pirataria de software, somada a de música, de vídeo e de spam é conhecida como ?crime sem vítima?. Atualmente, esse tipo de atividade ilegal é o mais comum. Somente em março de 2005, 243 milhões de músicas foram obtidas ilegalmente, representando 90% do total de downloads. Como resultado, metade dos usuários de redes ponto a ponto (P2P), com idades entre 13 e 25 anos, pararam de utilizá-las por medo de serem processados.

Entretanto, o roubo de identidade continua sendo um dos crimes mais preocupantes da internet e a uma das formas mais lucrativas para os hackers. No início de 2005, mais de 100 milhões de registros com informações pessoais e confidenciais sofreram violações de segurança.

O vírus XSS (Cross-Site Scripting) é bastante utilizado no roubo de informações pessoais dos internautas. O XSS permite que o hacker insira um código malicioso em um link aparentemente confiável, que, ao ser ativado, se hospeda no computador e possibilita o rastreamento dos dados do usuário. Pela dificuldade de detecção do vírus, a vítima, geralmente, descobre que foi infectada da pior maneira possível, por exemplo, ao olhar sua conta corrente.

Outra ameaça descrita no relatório é o spam. O volume de mensagens indesejadas aumentará com o crescimento da banda larga no mundo inteiro. Os spams de imagem e documentos devem ocupar de 70% a 80% de todo o volume de mensagens. Além disso, a expectativa é de que os remetentes de spam desenvolvam maneiras ainda mais criativas de usar imagens.

No estudo, a web 2.0 é responsabilizada por parte do risco na internet, devido ao rápido crescimento de sites, redes sociais, wikis e ferramentas de comunicação. O grande problema é a falta da percepção do usuário em relação ao grau de segurança da tecnologia. O aspecto informal de softwares de mensagens instantâneas, por exemplo, o torna um meio com risco de segurança maior do que o e-mail.

Mas com o avanço da tecnologia, o computador deixou de ser o único alvo dos criminosos virtuais. Nesse cenário, o celular tem se mostrado um candidato ideal para invasão por spyware, devido ao seu poder de processamento crescente e recursos cada vez maiores. Novas tecnologias como câmeras digitiais, internet, GPS e Bluetooth possibilitam ataques nesse tipo de dispositivo. De acordo com a McAfee, o número de malwares direcionados aos smartphones e PDAs sem fio, deve duplicar até o fim do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.