Projeto de lei de crimes digitais recebe críticas em audiência no Senado

0

A audiência pública realizada em sessão conjunta pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática) do Senado Federal nesta quarta-feira (4/7) para debater o projeto de lei de crimes digitais foi marcada por críticas dos especialistas presentes.

O consultor jurídico Marcelo Bechara de Souza Hobaika, representante do Ministério das Comunicações no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), criticou duramente o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) aos projetos que tratam de crimes cibernéticos. Entre os defeitos, ele apontou a falta de clareza na tipificação dos crimes previstos no projeto, o que poderia trazer prejuízos quando o caso chegasse à Justiça.

A punição para o internauta que propaga códigos maliciosos involuntariamente também foi alvo de críticas do consultor jurídico. "Difundir códigos maliciosos pode acontecer com qualquer um de nós. Isso é extremamente temerário. O foco tem que ser no internauta que teve dolo e não na vítima", ressaltou.

Na opinião de Bechara, o artigo 21 ? que trata das responsabilidades dos provedores de acesso ? deveria ser retirado do projeto. Ele diz que não houve debate com a sociedade sobre a questão dos provedores. Além disso, frisou que já existe no Direito Civil responsabilidades suficientes. ?Os textos do projeto estão extensos e isso pode causar confusão", disse.

Para o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, a inclusão digital ficará prejudicada se houver punição aos internautas que propagarem códigos maliciosos, em razão dos aumentos de custos que o usuário terá caso o projeto de lei de crimes digitais for aprovado da maneira como está. Ele também criticou o artigo que obriga os provedores de internet a denunciarem à polícia crimes cometidos por usuários. "Não vejo nos provedores o papel de polícia para canalizar denúncia e repassar à polícia. Não é um ônus que nos compete", afirmou.

Já o juiz Fernando Neto Botelho defendeu a proposta do senador Eduardo Azeredo, e disse que as penas previstas para os infratores não devem ser motivo de preocupação. "Não podemos nos espantar com penas de prisão máximas e mínimas porque não levarão os infratores ao recolhimento, sendo réu primário eles vão ter a sua privação da liberdade convertida em multa ou indenização", declarou.

Segundo Botelho, que é membro da Comissão de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, delitos como o phishing [pescaria eletrônica, em tradução livre] para a obtenção de senhas bancárias cresceram mais de 50% no ano passado. E atividades como o comércio de drogas são desenvolvidas por meio do site de relacionamentos Orkut. ?Fatos como esses começam a chegar aos tribunais sob intensa discussão da tipicidade penal. Diante da ausência de uma lei expressa não se pode impor pena, pois não há crime sem lei anterior que o defina.?

Outro que defendeu o projeto foi o perito criminal Paulo Quintiliano da Silva, do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, ao dizer que uma lei sobre crimes digitais é bem-vinda. "Hoje existem muitas condutas que não podemos fazer nada", afirmou. Ele disse que desde 1996 a PF espera por uma lei que trate dos crimes cibernéticos, como já existe em vários países.

Um dos grandes problemas para a punição dos crimes cibernéticos, segundo o presidente da Safernet Brasil, Thiago Tavares, é o fato de que muitos crimes são praticados por pessoas que estão fora das fronteiras brasileiras. A Safernet é uma rede que engloba 26 países em torno do combate à pornografia infantil e dos crimes de ódio racial.

O diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br), Demi Getschko, também mencionou a dificuldade de se legislar sobre crimes internacionais. Ele recordou que os responsáveis pelos sites registrados com a expressão .br apresentam seus dados para obter o registro. Caso as exigências cresçam muito, alertou, os interessados poderão registrar seus sites em outros países.

O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Eduardo Fumes Parajo, informou que as empresas do setor investirão R$ 13,2 milhões por ano para armazenar os logs, informações de cadastro dos usuários, conforme estabelece o artigo 21 do projeto.

O senador Eduardo Azeredo disse estar pronto a aceitar críticas e sugestões ao seu substitutivo. Mas observou que o país precisa de uma legislação sobre o tema, como já existe em diversos países do mundo. ?Chega o momento em que temos que votar ?, afirmou Azeredo, que assinou o requerimento de realização da audiência, presidida pelo senador Valter pereira (PMDB-MS), juntamente com os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), presidente da CCT, e Pedro Simon (PMDB-RS).

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.