Diretor da Siemens propõe novos incentivos para P&D

0

No primeiro dia da etapa Sudeste da 3ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou ontem e termina hoje 4, em Belo Horizonte (MG), o diretor regional da Siemens, Wilson Leal, defendeu a criação de mecanismos fiscais, cujo incentivo incida diretamente no produto, como uma saída para estimular o investimento em pesquisa e desenvolvimento nas empresas.
O executivo citou a Lei de Informática como exemplo a ser observado na formulação de outros mecanismos de incentivo, que tenham o objetivo de estimular o investimento das empresas em pesquisa. A Lei estabelece um desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as empresas que aplicarem 5% de seu faturamento bruto em pesquisa.
Leal acredita que foi a lei que possibilitou à Siemens trazer para o Brasil a produção de telefones celulares e centrais telefônicas, por exemplo. E citou ainda o estreitamento na relação entre a iniciativa privada, universidades e centros de pesquisa, e o impulso da inovação nas empresas como importantes benefícios proporcionados pela Lei de Informática.
?A lei (de informática) é um instrumento fundamental na aproximação entre empresa e universidade. A empresa tem de buscar a universidade e os centros de pesquisa para desenvolver produtos, e o resultado é a inovação?, enfatizou.
Para Leal, a Lei de Inovação, que está em fase de regulamentação, deveria considerar esses aspectos da Lei de Informática. ?No início do processo, a empresa não tem necessariamente a visão de lucro e, além disso, são poucas as empresas que pagam IR pelo lucro real?, afirmou o diretor, que defende que os benefícios concedidos pela nova lei incidam diretamente sobre o produto da inovação, trazendo vantagens imediatas e contínuas para a empresa investidora. ?Assim a Lei de Inovação certamente se tornaria mais atraente aos olhos da iniciativa privada. Do jeito que está, ela não seduz a empresa de forma suficiente?, completou ele.
A Regional Sudeste, que termina hoje, é o segundo dos cinco encontros preparatórios para a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em novembro, em Brasília. Neste ano, o objetivo da conferência é discutir como a ciência, a tecnologia e a inovação podem ser usadas para o desenvolvimento do Brasil. (com apoio de material do MCT)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.