Cidades sem internet poderão pagar menos por ligação telefônica

0

As tarifas telefônicas interurbanas para provedores de acesso à internet em municípios não servidos por esse serviço poderão ficar mais baratas. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa na reunião desta terça-feira, 5, entre os 15 itens que constam da pauta de votações, projeto de lei do senador Romero Jucá (PMDB-RR) que determina a aplicação da menor tarifa cobrada pelas prestadoras de serviços de telecomunicações para ligações locais, quando efetuadas a partir de terminais fixos e se destinarem a provedoras de acesso à rede mundial de computadores.

Para que não restem dúvidas sobre o valor da menor tarifa, o projeto determina ainda que o valor pago será estipulado com base em todos os planos de serviços, básicos ou alternativos, independentemente das condições e requisitos de participação ou das regras do plano e levando em conta ainda quaisquer descontos oferecidos pela operadora.

Segundo Jucá, o objetivo da proposta é viabilizar a inclusão digital nas pequenas localidades e propiciar a interação dessas comunidades com o restante do mundo nas mesmas condições de que gozam os moradores dos grandes centros urbanos.

"A globalização tornou a inclusão digital imprescindível para a aquisição de conhecimentos, convertendo-se em fator fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político do país. E não se pode falar em inclusão digital sem o acesso universal à Internet", afirma Jucá.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que acolheu parecer favorável do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O relator da matéria na CAE é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Logo após votação na CAE, a proposta segue para análise em decisão terminativa pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI).

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.