Sebrae adotará aplicativos móveis para ensino à distância

0

Os dispositivos móveis estão entrando pouco a pouco no dia-a-dia dos alunos dos cursos do Sebrae. A entidade, que oferece 17 cursos à distância para micro e pequenos empreendedores, já tem um site móvel onde os alunos podem acessar ferramentas administrativas, como histórico de cursos e bate-papo com os tutores, mas ainda não o conteúdo das classes em si. O próximo passo é transformar os cursos em aplicativos para tablets, revela o gestor de ensino à distância do Sebrae, Rodrigo Estrela. Inicialmente será adotado o sistema operacional Android, pois o conteúdo das aulas, hoje disponível na web, foi feito em Flash. A ideia é preparar um projeto-piloto este ano, para lançamento oficial em 2012. Um passo seguinte será a adaptação para iPad.
Paralelamente, o Sebrae avalia a possibilidade de usar ferramentas disponíveis em celulares mais simples, como SMS ou portais de voz, integradas aos seus cursos de ensino à distância para atender àqueles empreendedores de menor poder aquisitivo. "O celular para o empreendedor individual é um meio de contato mais eficaz que o endereço, em razão de seu perfil sócio-econômico", comenta Estrela, que disse estar estudando, por exemplo, o case do curso de inglês Kantoo, que é oferecido via celular para assinantes da Vivo. O Sebrae tem em seu cadastro mais de um milhão de empreendedores individuais. Na convocação da "Semana do Empreendedor Individual", evento realizando anualmente, o Sebrae utiliza o SMS como ferramenta de comunicação.
Os cursos à distância oferecidos pelo Sebrae são gratuitos e realizados via Internet, com apoio de tutores. A maioria tem duração de 30 dias e estão quase sempre lotados. "Temos 50 a 60 mil alunos por mês. Faltam vagas. Não podemos aceitar mais do que isso por limitações contratuais", explica Estrela. Alguns dos temas dos cursos são: planejamento financeiro; Internet para pequenos negócios; e atendimento ao cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.