Zynga processa rival brasileira por plágio

0

A empresa de jogos sociais Zynga entrou com um processo no Brasil na última terça-feira, 2, no qual acusa a Vostu de plágio. A empresa aponta que quatro jogos da concorrente, MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker, que funcionam no Orkut, copiaram o City Ville, Café World, Pet Ville e Zynga Poker, respectivamente, sucesso de público em outra rede social, o Facebook.
A Zynga já havia entrado com um processo na Corte da Califórnia em junho sob a mesma alegação, no qual afirmava que "entendia ser inspiração a outras empresas de jogos sociais, mas que a cópia, entretanto, viola as leis de propriedade intelectual". A Vostu se defendeu, protocolando um documento extenso no qual acusa os jogos da Zynga de plagiar antecessores de outras empresas, anexando imagens.
Desta vez, contudo, a ação corre em corte brasileira. A Justiça deu subsídio à Zynga que, por sua vez, emitiu uma liminar exigindo que a Vostu retire do Orkut os quatro jogos em questão em até 48h. Além disso, pede a aplicação de uma multa diária de R$ 20 mil para cada dia que os jogos permanecerem on-line. Segundo o processo, a Vostu é acusada de copiar o design e a jogabilidade nos seus produtos.
O documento deixa claro que não o Google não está envolvido na causa, pois o gigante de buscas detém a operação do Orkut. A Zynga pede apenas sua "atuação passiva" em contribuição para retirar os jogos de sua rede social.
A Vostu também é acusada de inconsistência em seus dados legais. A versão em inglês de seu site aponta a sede localizada em São Paulo. Já a versão brasileira afirma que a empresa é sediada nos Estados Unidos. Nos termos e condições do veículo, por sua vez, a Vostu pede que qualquer queixa referente à propriedade intelectual deve ser dirigida a uma caixa postal nas Ilhas Caymã.
Em comunicado, a Vostu ataca a Zynga, dizendo que a companhia é uma "empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa". A Vostu reforça que os jogos permanecem inalterados. Leia a nota oficial da empresa na íntegra:

"A Vostu, líder no mercado de jogos em redes sociais no Brasil, que há muitos anos oferece entretenimento de alta qualidade para mais de 50 milhões de brasileiros e emprega mais de 60 pessoas, está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa. Nós seguimos confiantes em nossa posição e a Vostu não removerá seus jogos do Orkut ou do Facebook. A maior companhia de jogos do país continuará a prover entretenimento e os jogos de alta qualidade que milhões de brasileiros adoram jogar.
A Vostu assegura a seus usuários que o jogo seguirá inalterado, e que não há qualquer motivo para preocupação."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.