74% das empresas permitem acesso remoto de funcionários a sistemas corporativos

1

O acesso remoto de funcionários a sistemas corporativos é permitido por 74% das empresas brasileiras, mostra a edição 2014 da pesquisa anual TIC Empresas divulgada nesta terça-feira, 4, pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão responsável pela implementação das decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. A pesquisa avalia o uso de tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras.

O levantamento constatou que 74% das empresas que utilizam computador já oferecem alguma forma de acesso remoto aos funcionários, tais como acesso ao e-mail corporativo (56%), ao sistema de computadores (56%) e às pastas e arquivos de trabalho (49%). Essas ferramentas estão disponíveis em maior proporção para os executivos ou diretores (91%) e profissionais de TI (85%), na comparação com os demais empregados (57%) da empresa.

Outro dado significativo é que 71% das empresas contam com computadores portáteis e 22% com tablets — em 2011, apenas 13% das organizações utilizavam tablets. A pesquisa também verificou que 78% das empresas possuem uma rede local sem fio e 72% utilizaram celular corporativo.

Das empresas que têm acesso à internet, 62% declararam possuir um website — entre as grandes empresas (com mais de 250 pessoas ocupadas), essa proporção é de 86%. Já a proporção das que adotaram as redes sociais segue em crescimento: 45% delas possuem perfil próprio, enquanto em 2012 apenas 36% das companhias declararam manter perfil nesses canais. A preocupação com a imagem e atualização das redes sociais também foi verificada, uma vez que 72% das empresas que possuem perfil mantêm uma área ou responsável pelo seu monitoramento. Além disso, mais da metade delas disse postar algum conteúdo todos os dias (20%) ou pelo menos uma vez por semana (38%).

E-commerce e redes sociais

Em relação ao comércio eletrônico, 21% das companhias com acesso à Internet venderam produtos ou serviços online. O e-mail é o canal mais utilizado para as vendas (por 79% das empresas), enquanto o website é usado por 58%. As redes sociais (31%) e sites de compra coletiva (19%) são menos utilizados para o comércio.

No que diz respeito às capacidades e habilidades, a pesquisa constatou que apenas 39% das empresas contam com área ou um departamento de tecnologia da informação (TI). Entre as grandes empresas, no entanto, esse percentual chega a 89%. O estudo aponta ainda que 30% das empresas introduziram softwares novos e 24% utilizam softwares desenvolvidos internamente.

De acordo com o Cetic.br, a edição 2014 pesquisa TIC Empresas ouviu representantes de 7.198 empresas que representam 11 diferentes setores da economia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.