A TV on-line tem ganhado cada vez mais popularidade nos Estados Unidos. Atualmente, quase um quinto dos lares americanos usam a internet para assistir programas de TV, o dobro do número de "telespectadores" on-line registrado em 2006, de acordo com um estudo realizado pelo The Conference Board e a TNS.
Entre outras conclusões, o estudo aponta que as maiores audiências são as homepages dos canais de TV aberta, acessado em 65% dos telespectadores, e YouTube.com, acessado por 41% dos internautas. Aproximadamente 72% dos telespectadores on-line acessam esses sites diariamente em busca de entretenimento – atividade, aliás, citada por um em cada dez pessoas como a mais importante da internet.
O levantamento detectou que a maioria dos usuários on-line não gosta de definir um calendário, ou seja, apontam o fato de poderem assistir aos programas ou vídeos de acordo com sua própria disponibilidade de tempo e conveniência como a principal razão para "sintonizarem" uma TV. Outros motivos são a possibilidade de evitar os comerciais publicitários e a portabilidade. "A maioria dos usuários de internet são pressionados pelo tempo e exigem flexibilidade nos horários diários para seus hábitos televisivos", disse Lynn Franco, diretor do TCB.
A TCB e a TNS constataram através da pesquisa que os cinco tipos de programas mais assistidos são as transmissões de vídeo digital, utilizada por 68% dos telespectadores on-line, e download gratuito, usado por 38%. Entre esses programas estão notícias, ficção, sitcom (comédia de situação ao estilo americano), reality shows e esportes. Em primeiro lugar vêm notícias on-line, com 43%, filmes dramáticos, com 39%, séries de sitcom, 34%, reality shows, 23%, esportes, 16%, e conteúdo gerado pelos próprios usuários, com 15%. Outras categorias incluem pré-estréias previews, conteúdo adicional de shows favoritos, telenovelas e anúncios.
Entre os telespectadores on-line, quase nove em cada dez assistem transmissões on-line em casa. Cerca de 15% disseram assistir transmissões pela internet no escritório, e 6% que assistem TV on-line em outros locais, como bibliotecas ou na casa de um amigo.
A pesquisa, denominada Barômetro do Consumidor de Internet, é feita trimestralmente com de 10 mil famílias nos EUA. Uma única amostra é conferida a cada trimestre, com uma taxa média de retorno de 70%, o que, segundo as empresas, garante dados altamente representativos.