OAB se credencia como autoridade certificadora da ICP-Brasil

0

Foi finalizado o credenciamento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como autoridade certificadora (AC) na Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Segundo o diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior, a entidade e os advogados precisam de um sistema seguro para poder atuar no Judiciário nessa nova era da informatização. "Como a ICP Brasil proporciona essa segurança, a OAB optou por levar os seus mais de 600 mil advogados para o sistema de chaves públicas."

Cavalcante disse que a expectativa é que nos próximos três anos mais de 100 mil certificados digitais sejam emitidos, dependendo das condições que forem ofertadas pelo mercado e da própria exigência do judiciário. "Faremos uma cerimônia para gerar o primeiro certificado digital que deverá ser destinado ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto", adiantou.

Para o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Machado, é um avanço a entrada da OAB na ICP-Brasil. "O Direito se insere na ICP-Brasil de forma mais forte, é o último elo de complemento da infra-estrutura, então, é muito importante, além de ser um grande parceiro com amplas discussões para evolução", ressaltou.

A AC OAB será uma autoridade de segundo nível, vinculada à AC de primeiro nível Certisign. Na terça-feira, 2, foi renovado o certificado da Certisign na nova plataforma criptográfica da AC Raiz. Com isso, a empresa está preparada para emitir o certificado da AC OAB tão logo ocorra a publicação de credenciamento no Diário Oficial da União, prevista para esta quinta-feira, 5.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.