Toyota vai investir US$ 50 milhões para acelerar desenvolvimento de carro autônomo

0

A montadora de automóveis japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira, 4, que está investindo US$ 50 milhões para acelerar suas pesquisas visando o desenvolvimento de um carro autônomo. O recurso será aplicado ao longo dos próximos cinco anos e envolverá a montagem de centros de pesquisa, que serão construídos em parceria com Massachusetts Institute of Technology, o renomado MIT, e a Universidade de Stanford, e contarão com professores das áreas de robótica, engenharia e inteligência artificial.

O chefe do grupo de pesquisa e desenvolvimento da Toyota, Kiyotaka Ise, disse em um comunicado que o foco inicial dos novos centros de pesquisa será sobre "maneiras de eliminar fatalidades no trânsito", uma meta ambiciosa que também será encampada por montadoras como a Honda e a Volvo.

O projeto será supervisionado por Gill Pratt, ex-diretor da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency, a agência de pesquisa do exército dos Estados Unidos conhecida por ter inventado a ARPANET, considerada a precursora da internet. Ela também é pioneira na pesquisa na área de robótica e drones.

"Esta colaboração irá abordar desafios de mobilidade extremamente complexos, usando pesquisas baseadas em inteligência artificial", disse Pratt no comunicado, lembrando que as principais áreas do programa consistem em melhorar a capacidade das tecnologias de veículos inteligentes para reconhecer objetos, analisar seus arredores e "colaborar com segurança com ocupantes do veículo, outros veículos e pedestres".

O investimento da Toyota ocorre em um momento de crescente interesse por parte dos fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia tanto no desenvolvimento de carros totalmente autônomos ou forneçam recursos tecnológicos significativos para auxiliar os motoristas.

A montadora japonesa tem testado constantemente seu sistema de carro autônomo, apelidado Automated Highway Driving Assist. Seus veículos de teste usam uma matriz de radar e o Lidar — um sistema baseado na tecnologia laser — para corrigir o trajeto do carro e orientá-lo para não bater em outros objetos. A Toyota usará o investimento nos centros de pesquisa em Stanford e no MIT para desenvolver sistemas de bordo que possibilitem ao automóvel tomar decisões inteligentes de condução em frações de segundo.

Mercado atraente

A empresa mais avançada nessa área é o Google, vem trabalhando com bastante afinco para desenvolver um carro autônomo. A expectativa da empresa é que os primeiros veículos totalmente autônomos estejam prontos para produção em cinco anos.

Outra em empresa que vem apostando na área de carros autônomos é o Uber, dono do aplicativo de caronas que viabiliza corridas particulares unindo motoristas autônomos e passageiros. Recentemente, ele contratou cerca de 40 engenheiros especialistas em robótica de um único departamento da Universidade Carnegie Mellon para trabalhar no seu projeto. Em fevereiro deste ano, a empresa anunciou uma parceria com essa mesma universidade para desenvolver mapas e tecnologia de direção autônoma.

A Tesla, de Elon Musk, também experimenta com carros autônomos, e rumores dão conta de que até a Apple se prepara para entrar nesse mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.