Padrão ITIL já é usado por 37% das empresas no país

0

Uma recente pesquisa realizada pelo itSMF Brasil ? capítulo brasileiro do fórum internacional que desenvolve e promove as melhores práticas em serviços de TI ? mostra que a adoção do modelo de referência ITIL já é realidade para boa parte das empresas pesquisadas, mesmo que o modelo ainda esteja em processo de implantação.

Pelo levantamento, 37% das empresas entrevistadas responderam que a implementação do padrão está em andamento, mas ainda sem conclusão. De acordo com 31% dos profissionais ouvidos, os procedimentos para a adoção de ITIL estão em fase inicial. Por outro lado, com o modelo já implantado e amadurecido, estão apenas 4% dos entrevistados, enquanto 2% e 3% deles disseram estar em fase de integração e finalização.

Apesar de a implantação de ITIL estar ocorrendo de forma gradual nas empresas, a maior parte delas (45%) admite que nenhuma disciplina de suporte a serviços de TI está em estágio avançado. A combinação de duas a quatro disciplinas em fase adiantada, porém, foi verificada em 36% das respostas, enquanto gerenciamento de incidentes foi citado por 7% delas. A combinação entre gerenciamento de problemas, incidentes, mudanças, liberações e configurações foi citada por 5% dos entrevistados.

A pesquisa obteve 114 respostas, sendo que dentre os profissionais pesquisados 26% pertencem a empresas do segmento de tecnologia da informação. Na seqüência aparecem empresas de serviços (16%), governo (8%) e finanças (5%). O menor índice de respostas é verificado entre profissionais de engenharia e construção e empresas de seguros, ambos com 1% de participação nas respostas. Empresas de outros segmentos contabilizaram 17% das respostas.

O estudo conclui que a adoção de ITIL está em fase de maturação no Brasil, sendo que 69% dos profissionais pesquisados apontam projetos em fase inicial ou em andamento. Entre os maiores desafios para que a adoção das melhores práticas deslanche estão lidar com a complexidade no processo e com a dificuldade em definir interfaces para a integração de processos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.