Alcatel-Lucent ganha contrato da BrT para implantar WiMAX móvel

0

A Alcatel-Lucent foi a vencedora do contrato da Brasil Telecom para a implantação de redes WiMAX no padrão 802.16e ? também conhecido como WiMAX móvel ? nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O valor do negócio não foi revelado, mas o acordo abrange desde o fornecimento das estações radiobase, os controladores, backbone, link Ethernet até os equipamentos de agregação IP, assim como as demais plataformas de aplicações e serviços.

?Com a implementação dessa rede, conseguiremos atender a nossa demanda corporativa em São Paulo e residencial em Curitiba e Porto Alegre, incluindo as regiões metropolitanas e interior dessas cidades?, afirma Mauro Fukuda, diretor de tecnologia e arquitetura da Brasil Telecom. ?A solução WiMAX da Alcatel-Lucent permitirá à operadora atender rapidamente as áreas da região que hoje já dispõem de acesso fixo à banda larga e aquelas que ainda não possuem cobertura desse serviço?.

?A Alcatel-Lucent oferecerá à Brasil Telecom a mais avançada tecnologia de gerenciamento de freqüências de rádio para sua rede?, afirma Jonio Foigel, presidente da Alcatel-Lucent no Brasil. ?O desenvolvimento do WiMAX é um avanço para o uso da internet em ambientes fixos nas áreas que ainda não são cobertas pela rede DSL.?

O padrão 802.16e, segundo o executivo, permitirá à operadora oferecer serviços de telefonia IP e demais aplicações multimídia, como transmissão de dados, vídeo e VPN (rede virtual privada). A solução de WiMAX móvel da Alcatel-Lucent integra também tecnologias de antena de rádio como a ?beam forming? e MIMO. O beam forming permite reduzir consideravelmente o número de sites de rádio para a cobertura ? em alguns casos, esse número pode atingir 40% de redução, ao mesmo tempo em que diminui as interferências e garante um sinal melhor para ambientes indoor. Já a tecnologia MIMO ajuda os sinais de rádio a serem mais robustos, quase que dobrando a capacidade de transmissão em perímetros urbanos de alta densidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.