Indústria de equipamentos de comunicações lidera produção em agosto

0

A produção da indústria nacional cresceu 1,3% no mês de agosto, recuperando o recuo 0,4% em julho, que interrompeu uma trajetória de nove meses consecutivos de crescimento. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento da indústria foi de 6,6% em agosto, completando o décimo quarto resultado positivo do setor nessa comparação.

O movimento de expansão foi registrado em 17 dos 27 ramos avaliados na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quinta-feira (4/10) pelo IBGE. Segundo o levantamento, o segmento com maior impacto para o desempenho positivo da indústria de julho para agosto foi o de alimentos, cuja produção aumentou 3,7%. Também avançou a produção de veículos automotores (3,3%) e de máquinas e equipamentos (3,7%). Embora com menor peso na taxa global, a indústria de material eletrônico e equipamentos de comunicações foi a que apresentou o maior aumento na produção (6,7%).

Para o gerente da pesquisa, Silvio Sales, o resultado positivo generalizado nos segmentos da indústria mostra a manutenção da trajetória positiva e indica que 2007 será um ano favorável para o setor. ?Os números de agosto mostram um crescimento generalizado. A indústria se recuperou da queda de julho e voltou a crescer de forma significativa. Esse e outros indicadores sugerem que esse será um ano significativo de desempenho?, disse.

De janeiro a agosto deste ano a indústria acumulou um crescimento de 5,3%, na comparação com o mesmo período de 2006. De acordo com Sales, se a atividade industrial for mantida nesses patamares, o setor pode chegar a um crescimento de 4,6% em 2007, superando os 2,8% alcançados no ano passado.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.