ABDI lança plataforma para estimular novos negócios entre o Brasil e outros países

0

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança nesta sexta-feira, 4, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, a Rede Diáspora Brasil, plataforma de conexão que vai integrar profissionais brasileiros residentes no exterior e conectá-los ao país.

O objetivo do projeto é mapear oportunidades de transferência de conhecimentos, de tecnologias e de know-how. Por meio da plataforma virtual e de um calendário de encontros, a Rede Diáspora Brasil vai estimular a geração de negócios e cooperação em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia, apoiar a internacionalização de empresas em setores de alto conteúdo tecnológico, conectar a Diáspora com programas estratégicos brasileiros e dar subsídios à formulação de políticas públicas.

De acordo com o gerente da área internacional da ABDI, Roberto Alvarez, os membros da diáspora tecnológica poderão atuar como mentores de empresas brasileiras nos Estados Unidos e em outros países. Também poderão transmitir informações relevantes sobre o Brasil para gestores de corporações americanas que procuram oportunidades para localizar investimentos globais de pesquisa e desenvolvimento. "Para isso, precisamos municiar esses profissionais de informações atualizadas e qualificadas sobre o Brasil", declara.

O coordenador técnico da Rede Diáspora Brasil, Eduardo Rezende, acredita que profissionais expatriados cada vez mais se tornam "agentes transformadores de seus países de origem, pois proporcionam o retorno de importantes capitais, expertise intelectual e conhecimento diferenciado para a geração de oportunidades de negócios e de projetos". Isso, na opinião de Rezende, impacta os mercados locais com a introdução de novas tecnologias, serviços, estímulos à inovação e fortalecimento da competitividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.