Cinco países fecham acordo para eliminar tarifas de chips

0

Os Estados Unidos acertaram acordo com a União Européia, Japão, Coréia do Sul e Taiwan para eliminar as tarifas de importação sobre semicondutores e chips de última geração usados em equipamentos eletrônicos como telefones celulares e câmeras digitais, segundo noticiou hoje (4/11) The Wall Street Journal.

Previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro, o acordo não depende de aprovação do Congresso americano e abrange também multiprocessadores usados em computadores pessoais, PDAs e outros equipamentos.

As empresas americanas Intel e a Texas Instruments respondem por mais de 50% do faturamento mundial de chips e semicondutores e deve ter suas exportações aumentadas. Os cinco signatários do acordo detêm 70% da produção mundial do setor.

Segundo o jornal, o acordo será usado pelos americanos para enaltecer o livre comércio, exatamente no momento em que a Rodada de Doha corre novo risco de fracassar, diante dos impasses nas questões dos subsídios agrícolas. O representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Rob Portman, afirmou que o acordo pode servir de base para a liberalização de outros produtos, como produtos químicos e farmacêuticos. O documento será enviado à Organização Mundial do Comércio (OMC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.