Telefônica e Nokia fazem piloto com DVB-H na Espanha

0

A Telefônica, a Nokia e o grupo de mídia espanhol Albertis começam este mês um teste piloto com DVB-H na Espanha. As empresas oferecerão a 500 consumidores de Madri e Barcelona o acesso via celular a 15 canais de TV.

A Movistar, operadora da Telefônica na Espanha, cuidará do CRM e da interatividade, o Albertis ficará responsável pela operação da rede de transmissão e a Nokia entrará com os handsets e com a as plataformas necessárias.

Os testes terminarão em fevereiro, quando os resultados serão apresentados no 3GSM World Congress.

Segundo Ignacio Camarero, diretor da Telefônica na Espanha, serão avaliados basicamente três aspectos do serviço: técnico (cobertura, qualidade de transmissão e capacidade das plataformas); conteúdo (que tipo de programa faz mais sucesso; qual a resposta do público diante das posibilidades de interatividade etc); e econômico (custos, estimativa de receita, modelo de negócios etc).

Resto do mundo

Já foram feitos testes com transmissão de TV para celulares via DVB-H em mais de 15 países diferentes. Os primeiros lançamentos comerciais devem acontecer em 2006 na Itália e na Malásia.

Uma pesquisa do Informa estima que ao fim de 2008 haverá 20 milhões de usuários de DVB-H ao redor do mundo. Essa base dobrará ao fim de 2009, atingindo 40 milhões e, em dezembro de 2010, deve se aproximar dos 75 milhões.

Nokia

A TV no celular foi um dos temas mais destacado por executivos da Nokia durante a Nokia Mobility Conference, evento realizado nesta quarta-feira, 2, em Barcelona. O vice-presidente executivo e gerente geral de multimídia da Nokia, Anssi Vanjoki, reafirmou a opção da empresa pelo padrão DVB-H. "O DMB permanecerá restrito à Coréia", previu.

A respeito do modelo de negócios, o executivo se esquivou ao ser perguntado se a rede de broadcast deveria ser administrada pelas emissoras tradicionais ou pelas operadoras de telefonia: "somos agnósticos quanto a isso. A melhor opção irá variar de país para país. Em alguns casos a saída pode ser uma empresa de fora desses dois setores".

Aparelho

A Nokia lançou durante o encontro o aparelho N92, dedicado à TV móvel. Ele terá um receptor DVB-H embutido. Sua tela é de 2,8 polegadas e tem protecão contra reflexo. O N92 contará com a ferramenta de guia eletrônico online (ESG), que permite ao usuário analisar a programacão de TV disponível. Sua bateria aguenta 4 horas consecutivas de transmissão de TV. É possível também gravar os programas e fazer replay dos últimos 30 segundos de transmissão. (O jornalista viaja a convite da Nokia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.