Definindo o valor empresarial da computação em nuvem

0

O surgimento da computação em nuvem faz parecer que o céu é o limite quando se trata de usar novas tecnologias para melhorar a maneira como fazemos negócios. Cloud Computing oferece maneiras criativas para que as empresas avaliem como elas utilizam a TI, que por sua vez libera recursos e dinheiro para que elas se concentrem no que mais importa – seus principais objetivos de negócios.

De acordo com uma recente pesquisa encomendada pela Avanade, a maioria dos tomadores de decisões de TI reconhece a computação em nuvem como uma maneira viável para reduzir os gastos de capital e os custos operacionais. Tal resposta demonstra que as empresas enxergam que as capacidades técnicas oferecidas podem ajudar a reduzir custos e torná-las mais ágeis. Os sistemas baseados em nuvem abrem imediatamente as portas para novas e mais eficientes maneiras para se conquistar os objetivos da empresa. 

A chave é reduzir a complexidade em torno da computação em nuvem. As empresas precisam saber o que é isso, o que ela faz e oferece. Computação em nuvem é um termo genérico que engloba vários tipos de serviços, incluindo o Software como Serviço (SaaS). A nuvem não precisa ser tudo ou nada. As empresas podem encontrar um lugar para controlar as economias de escala, onde elas se sentirão mais confortáveis. Cada empresa deve decidir se esta estratégia atenderá plenamente suas necessidades.

Os problemas que as corporações enfrentam ao usar tecnologias on-premises (internalizadas) tornam-se os mesmos problemas quando elas são usadas remotamente. Embora existam diferentes opiniões sobre a segurança da nuvem, há cada vez mais vozes sugerindo que a segurança neste ambiente pode ser, de fato, melhor do que a segurança que a maioria das empresas oferece internamente.

Planos para a computação em nuvem

As empresas interessadas em adotar Cloud Computing precisam compreender os serviços prontos que já estão disponíveis. Aqui estão alguns passos a serem considerados:

1) Tenha uma estratégia claramente definida. A tecnologia torna-se um parceiro mais eficiente para a organização se os executivos definirem uma estratégia clara que melhore processos, os relacionamentos e serviços do negócio. Só então a TI pode buscar os serviços na nuvem que apoiarão essa estratégia;

2) Avalie os custos. Avalie os custos associados com a TI em relação ao custo dos serviços em nuvem para ajudar a determinar o que deve ser comprado e gerenciado internamente e o que poderia estar pronto para a nuvem;

3) Crie um plano. Com uma estratégia clara adotada e um objetivo determinado, identifique a direção que a sua empresa precisa seguir para chegar lá. Avalie os produtos e plataformas que você precisa para apoiar e ampliar a sua visão de TI;

4) Prepare um caminho para a migração. A migração e a integração de sistemas antigos podem requerer recursos adicionais. Se suporte de fora for necessário, considere uma parceria com uma firma experiente em migração de tecnologia;

5) Escolha parceiros ou fornecedores com credibilidade. Eles devem ter processos comprovados para apoiar as necessidades de uma organização. É igualmente importante identificar empresas com histórico de soluções no local. Essas empresas também devem ter uma clara visão da nuvem, bem como estratégias e ofertas que demonstrem estabilidade e viabilidade em longo prazo. Se dados pessoais são usados dentro da nuvem, os requisitos legais para transferência, armazenamento e uso de dados devem ser tratados cuidadosamente e com antecedência;

6) Realize um piloto. Comece com um aplicativo personalizado que utilize as capacidades de escala, alto processamento ou largura de banda intensa da computação em nuvem.

Qualquer decisão de começar a usar a computação em nuvem requer planejamento, premeditação e preparação. Quanto mais um negócio sabe o que deseja, maior a probabilidade de concluir as mudanças necessárias para cumprir suas metas.

Existem claros benefícios derivados disso para um negócio. Mas chegar à nuvem e perceber os seus benefícios não é tão fácil. A jornada para a nuvem é uma evolução que ocorrerá com o passar do tempo. As empresas devem começar hoje com um plano claro, uma análise profunda e a adoção de metodologias e práticas comprovadas.

Elas também serão capazes de se adaptar às oportunidades de negócio de forma mais eficaz. O uso de sistemas baseados em nuvem também pode reduzir custos, especialmente em relação à compra, instalação, configuração, atualização e manutenção dessas ferramentas e serviços no local por parte das próprias empresas.

Hamilton Berteli, CTO da Avanade Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.