Estados que disputam fábrica da Foxconn entregam projetos

0

Os seis estados brasileiros que disputam a preferência para sediar as duas fábricas da Foxconn que irão produzir telas sensíveis ao toque (touch screens) para smartphones, tablets, computadores e televisores já apresentaram seus projetos aos conselhos técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e à própria companhia chinesa. A informação foi dada pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, durante o Brasscom Global IT Forum, evento organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Brasil (Brasscom) em parceria com a revista britânica The Economist, na quinta-feira, 3, em São Paulo.

Embora ele não revele os estados, rumores no mercado indicam que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná estão no páreo. Os projetos contemplam o investimento em infraestrutura para instalação do polo industrial, que abrange desde a localização até o abastecimento de água e energia e toda a logística. A estimativa é que a primeira etapa do projeto, ou a primeira das duas fábricas de displays, consumirá cerca de US$ 5 bilhões, mas Almeida diz que o investimento total pode chegar a US$ 12 bilhões.

No momento, segundo ele, os esforços estão concentrados na busca uma empresa de capital nacional para participar do projeto em parceira com Foxconn e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já que o governo definiu que o banco estatal fará parte da engenharia financeira para viabilizar o negócio. Almeida diz que o MCTI e MDIC estão negociando com o empresário Eike Batista, dono grupo EBX, que controla várias empresas nas áreas de recursos naturais e infraestrutura no Brasil, que declarou estar interessado em participar do projeto da Foxconn, mas até agora, ao que tudo indica, as partes não chegaram a um acordo.

Projeto amarrado

O secretário do MCTI fez questão de desvincular a montagem do iPhone e do iPad na fábrica de Jundiaí da Foxconn, no interior de São Paulo, do projeto de fabricação das telas de LCD, embora rumores no mercado apontem que o atraso no início da produção se deve justamente ao fato de a fabricante chinesa querer um projeto mais amarrado, que envolva também a fabricação de componentes e semicondutores e a formação de mão de obra qualificada. Isso foi confirmado, inclusive, pelo ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, que disse que a abertura da fábrica de iPad e iPhone pela Foxconn está atrelada à criação de uma unidade de telas LCD. Ele disse, no entanto, que as negociações estão avançando e em breve deve-se ter uma resolução.

O Brasil quer inserir parceiros locais no projeto, como a Positivo Informática e a Semp Toshiba, além da EBX. Para analistas, isso faz todo o sentido, já que para a Foxconn somente fabricará os produtos da Apple no Brasil se tiver condições de atender às exigências do PPB, e para isso precisa ter uma fábrica de telas LCD.

Almeida ressalta que todas as exigências feitas pela Foxconn para montar os equipamentos da Apple no Brasil foram atendidas, como a chamada Lei do Tablet, que promete reduzir em 30% o preço final de celulares e tablets, sancionada pela presidente Dilma. Portanto, diz que agora só depende dela e que o cronograma previsto pelo MCTI [de chegada dos aparelhos ao mercado em dezembro] se mantém.

O secretário do MCTI listou uma série de ações do governo que mostram o compromisso com o projeto de fabricação de telas touch screen. Almeida frisou que o MCTI tem plano de formar mil engenheiros na área de displays, o que segundo o secretário poderá ser viabilizado por meio do programa Ciência sem Fronteiras, que promove a ida de estudantes e profissionais brasileiros a centros de tecnologia no exterior. Ele cita também o Padis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Semicondutores), de 2007, que contempla com isenção de PIS/Pasep, Cofins e IPI fabricantes de componentes, está sendo modificado de modo que possa atrair toda a cadeia da indústria da indústria de chips, como design, difusão, processamento, encapsulamento e teste de semicondutores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.