Clientes terão de apresentar código do celular na hora de comprar créditos

0

Os consumidores poderão ter de apresentar o código de fabricação do celular no momento de comprar créditos. A Câmara dos Deputados analisa projeto que obriga o usuário de telefonia celular a apresentar o código de identificação internacional do aparelho (Imei) quando forem adquirir créditos para linha pré-paga.
Além disso, os créditos deverão ser inseridos no aparelho no momento da compra. O objetivo é combater o furto de celulares no Brasil, pois o código se tornará inválido quando for informado roubo do telefone. O Imei é um número único para cada celular, geralmente encontrado atrás na bateria ou obtido a partir da digitação no aparelho do código *#06#.
O projeto também fixa multa de R$ 500 por infração para o estabelecimento que descumprir a medida, além de sujeitar o prestador do serviço às sanções previstas na Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97). "Essas medidas inibirão o furto de aparelhos, tendo em vista que tornarão possível o bloqueio da venda de créditos para aparelhos furtados", afirmou o deputado Dr. Talmir (PV-SP), autor da proposta.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.