MJ alerta consumidores para exigirem gravação de atendimento aos SACs

0

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC) está alertando os consumidores para que peçam uma cópia da gravação do atendimento feito por call centers. Segundo a diretora do DPDC Juliana Pereira, o órgão tem trabalhado, com o apoio dos Procons, dos Ministérios Públicos, das entidades civis e da Defensoria Pública, no sentido de esclarecer que o pedido é um direito do cidadão.
Ela observa que a grande arma do consumidor é a gravação, portanto ele deve solicitá-la sempre, já que é por meio dela que poderá evidenciar a forma como foi atendido, assim como comprovar que pediu segunda via ou cancelamento de algum serviço. "Caso a empresa se negue, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa e levar sua denúncia", ressaltou Juliana, que participou de seminário sobre um ano de vigência da lei do SAC.
Segundo a secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça (MJ), Mariana Tavares, muitas empresas utilizam justificativas absurdas para não entregar a gravação do atendimento. "É preciso que seja garantido o controle de todo o processo do atendimento, tanto com o protocolo, quanto com a gravação. As empresas se negam, alegando que não há meios tecnológicos para isso, ou ainda pedem um prazo e logo e depois dizem que esse prazo expirou. Ou seja, agem claramente impedindo que o consumidor comprove sua demanda e sua reclamação", ressaltou. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.